Livro narra a história de uma menina que enfrenta a queda de cabelo na infância e inspira leitores de todas as idades
Entre delicadezas e afetos, a escritora, pedagoga e fonoaudióloga Anna Lucia Almeida Dichoff lança um convite à sensibilidade e à superação com Careca de Saber, livro infantil que ressignifica o sofrimento com imaginação e coragem. A obra, voltada a leitores de todas as idades, narra a trajetória de uma menina de seis anos que, ao enfrentar a queda dos cabelos causada por um diagnóstico delicado, encontra no amor e na leveza da infância a força para seguir em frente.
Muito além de uma narrativa para o público infantil, Careca de Saber toca também os adultos ao despertar a criança interior e lembrar que a esperança é uma potente aliada diante dos desafios da vida. Com uma linguagem sensível, o livro reafirma o papel da literatura como ferramenta pedagógica capaz de atuar em diferentes camadas emocionais e educativas, especialmente ao tratar temas complexos de forma acessível e poética.
Contemplado pelo edital PNAB Leia MS, o projeto recebeu apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, que distribuiu 100 exemplares impressos da obra, além de uma versão digital e materiais de apoio como um roteiro de leitura e um vídeo de apresentação. Outros 100 exemplares foram destinados à autora, que agora pode ampliar a divulgação, comercialização e distribuição do livro.
A publicação, originalmente lançada em anos anteriores, ganha nova circulação e estará disponível gratuitamente por dois anos no aplicativo MS Digital, fortalecendo o acesso à produção literária sul-mato-grossense.
Construção literária
Inspirado no cotidiano e em relatos reais que tocavam pela força e pela sensibilidade, Careca de Saber nasceu a partir de imagens, histórias de vida e reportagens que despertaram na autora Anna Lucia Almeida Dichoff o impulso criativo para transformar dor em literatura. Movida por esses gatilhos emocionais, ela construiu uma narrativa que retrata uma infância marcada por desafios, mas também repleta de imaginação, afeto e resiliência.
Para o Jornal O Estado, a autora conta que ver Careca de Saber circulando por bibliotecas públicas de Mato Grosso do Sul é a concretização de um sonho. Contemplado pelo edital Leia MS, o livro agora alcança leitores em todo o estado, levando sua mensagem de afeto e superação a novos espaços de leitura. “É uma honra ter o livro passeando em todo o estado. A história ganhou suas próprias asas e voa pelas bibliotecas, povoando o imaginário sul-mato-grossense”, celebra a escritora.
Ao abordar a perda dos cabelos, um tema delicado e carregado de simbolismo, Anna Lucia optou por uma narrativa leve, guiada pela esperança e pela força da infância. Em Careca de Saber, a autora buscou valorizar as potencialidades das crianças, que, segundo ela, têm uma incrível capacidade de se reinventar diante dos desafios. “Pensei sempre em tratar o tema com sensibilidade, sem perder a leveza e a perspectiva de que a infância é um território fértil de superação e criação”, explica.
Além da narrativa
Com Careca de Saber, Anna Lucia, espera despertar empatia e ampliar a percepção das crianças sobre realidades diferentes das suas. Ao tratar de forma sensível o cotidiano hospitalar, a autora deseja que os pequenos leitores que não enfrentam situações semelhantes compreendam que, mesmo diante de doenças e tratamentos difíceis, as crianças continuam sendo crianças, e precisam brincar, viver a infância e, acima de tudo, serem acolhidas.
“A obra busca transformar a dor em coragem e o silêncio em esperança, promovendo um olhar mais humano e sensível entre leitores de todas as idades”, finaliza.
Com uma trajetória dedicada à literatura sensível e educativa, e 12 livros publicados, Anna Lucia Almeida Dichoff acredita no poder transformador da literatura infantil, especialmente em tempos de desafios sociais e emocionais. A autora que começou a escrever durante a pandemia, construiu uma trajetória voltada para histórias que unem sensibilidade, aprendizado e valores humanos.
“Os livros têm a capacidade de aproximar as crianças de temas importantes, muitas vezes delicados, por meio de narrativas leves, sinceras e carregadas de ludicidade.A literatura infantil permite que assuntos complexos sejam acessados com imaginação, sensibilidade e acolhimento”, destaca a autora.
Além da versão impressa, Careca de Saber também ficará disponível gratuitamente, em formato digital, no aplicativo MS Digital, na aba Leia MS, por dois anos.
O projeto foi realizado por meio do Edital nº 6, Leia MS, promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, dentro da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura), em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Leitores interessados em obter exemplares podem entrar em contato com a editora Vida Produções https://bit.ly/VidaProducoes ou diretamente com a autora pelo (67) 99829-9477.
Amanda Ferreira