Sempre houve uma constância e um desejo nacional de conhecer Bonito, Mato Grosso do Sul. A cidade com a natureza paradisíaca “sofreu” ainda mais com a pandemia do novo coronavírus, mas um novo perfil de turistas surgiu. Além de famílias e aposentados começarem a ir para o local quando tudo estava seguro no período após a cidade se adaptar a nova realidade, profissionais da saúde cariocas e paulistas reforçaram a economia local. Os guias turísticos acreditam que o lugar é referência no setor, principalmente, com o protocolos de biossegurança empregados e eles afirmam que foram os mais atingidos pela crise.
O guia, Paulo Henrique Echeverria, reforça a ideia da referência de Bonito para outras cidades turísticas no Brasil e também nas medidas adotadas para as pessoas aproveitem a viagem ao local. “Estamos operando com sete protocolos de biossegurança. Isso proporciona um tipo de segurança bem maior tanto para os visitantes quanto para nós, guias de turismo”, afirma Paulo. Ele explica que funciona logo na chegada dos visitantes. Começa com o turista chegando ao hotel. Lá ele já passa por alguns procedimentos de segurança. Se a pessoa manifestar qualquer tipo de manifestação dos sintomas do COVID, é detectado de imediato. “Se for constatado qualquer possibilidade do coronavírus, o visitante é imediatamente direcionado para uma unidade de saúde próxima”, conta Paulo.
Para evitar o risco de contágio e aproveitar os passeios, o visitante também é monitorado em outros locais, “Nos atrativos existem ainda alguns formulários e procedimentos que estão previstos nos protocolos. O uso das máscaras nos receptivos locais é obrigatório, assim como o uso de álcool em gel. Nas trilhas, os visitantes precisam manter uma distância constante onde podem ter alguns momentos sem a máscara para aproveitar”, pontua.
Passado 2020, o guia exalta que a experiência valeu, “Hoje os guias e atrativos de Bonito já estão mais maduros em relação a driblar situações onde os turistas não querem respeitar as regras dos protocolos de biossegurança e é mostrando a necessidade e conscientizando os mesmos para o uso dos materiais de IPIs”, aponta.
“Bonito hoje está trabalhando com uma carga reduzida de visitantes para segurança dos trabalhadores do trade turísticos e da população. Existe uma perspectivada de melhora para esse ano de 2021 para o turismo de Bonito, sentimos que as notícias de que a cidade está obedecendo os protocolos de biossegurança deixaram as pessoas, que estão dispostas a viajar mesmo nesse momento, a escolher Bonito, justo pela segurança que os profissionais da área do turismo estão oferecendo”, analisa.
(Texto: Rafael Belo)