Nova música de Jorge Aluvaiá e Banda O Capuz Negro traz experiência sinestésica com referências africanas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com duração de 7 minutos, single estará disponível em todas as plataformas digitais na sexta-feira (31). Fechando outubro com novidades, o cantor e compositor Jorge Aluvaiá e sua banda O Capuz Negro lançará o single Exu Maratona, na próxima sexta-feira (31). Concebida como uma experiência sonora e sinestésica, a nova música traz referências do folclore e da cultura afro-brasileira. De acordo com o cantor, a faixa é pensada para “quem escuta de fato” e busca entender o sentido que a arte pode ter.

Durando 7 minutos, Exu Maratona tem uma melodia enérgica, com influências sonoras e poéticas da música afro-brasileira, árabe e clássica europeia, além de beber da fonte do rock e do heavy metal. A letra, composta pelo próprio Aluvaiá, elabora uma poesia do absurdo em um plano de fundo ambientalista, trazendo um propósito de denúncia para a canção, explorando o descaso e os desmandos do homem nas terras do Centro-Oeste.

Com a faixa trabalhada durante uma estação inteira, Jorge destaca que sua intenção com esse novo single é conectar-se com pessoas que se identificam e se interessam pela cultura afro-brasileira e, muito mais do que isso, criar uma experiência para pessoas que estão dispostas a entender sobre o tema tratado.

“Gravei uma música de 7 minutos para trazer essa experiência para quem escuta de fato, para o público disposto a participar dessa experiência. Estou descrevendo um tipo de Exu, e isso se conecta diretamente com uma comunidade inteira, e também com quem conhece e respeita a filosofia negra”, disse o cantor.

A música, que estará disponível em todas as plataformas digitais, conta com a produção assinada por Filipe Saldanha, músico, produtor e membro das bandas Codinome Winchester, Bêbados Habilidosos e A Insana Corte.

Passos futuros

Aluvaiá e sua banda preparam um especial de fim de ano para celebrar a jornada de 2025, que trouxe muito trabalho, lutas e conquistas. Programado para o dia 13 de dezembro, no Teatral Grupo de Risco, o cantor entrará em cena com a Ópera Afro Crônica Sob o Céu Lilás.

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *