A cerimônia do Oscar premiou na noite de ontem (27) “No Ritmo do Coração”, da diretora Sian Heder, como melhor filme de 2022. Também concorriam na categoria os filmes: “Não Olhe Para Cima”, “Duna”, “King Richard: Criando Campeãs”, “Licorice Pizza”, “O Beco do Pesadelo”, “Amor, Sublime Amor”, “Drive My Car”, “Ataques dos Cães”, e “Belfast”.
O filme é uma obra independente, e foi adquirido pela Apple no ano passado por US$ 25 milhões, após ganhar o prêmio principal do Festival de Sundance, o que gerou maior surpresa por ser o primeiro filme exclusivo lançado em streaming (Apple TV+ nos EUA e Amazon Prime Video no Brasil) a vencer um Oscar.
O longa é uma refilmagem de “A Família Bélier”, filme francês de 2014, porém nessa nova versão conta com atores surdos. O título original do filme “CODA”, é a sigla para “filhos de pais surdos”, e a história mostra a vida de uma família de quatro pessoas, em que apenas a filha mais nova (Ruby) é ouvinte, e seus pais e irmão são deficientes auditivos. Ruby se divide entre ajudar família e estudar, quando o negócio de seu pai é ameaçado e ela precisa decidir entre suas obrigações e sua paixão por cantar.
Além do maior prêmio da noite, o longa venceu também como melhor roteiro adaptado e Troy Kotsur, ganhou na categoria de melhor ator coadjuvante, sendo o primeiro ator surdo a levar o prêmio para casa.