Hoje (8) é celebrado o Dia Internacional do Cigano, onde o objetivo da data é comemorar a cultura e a história do povo que luta pelo seu reconhecimento e contra o preconceito e a discriminação. Com a data perfeita escolhida, a escritora Luna Negra lança hoje em Campo Grande o livro “Era uma vez… um povo cigano”.
De forma leve e agradável aos leitores, a escritora Luna Negra desmistifica a cultura cigana, e dribla os estereótipos criados a respeito do povo. “Eu fui percebendo através desses contos elementos que tinham haver com a nossa cultura ou que tinham assunto espinhosos que precisavam ser colocados para o público conhecere e quebrar alguns preconceitos antigos que ainda continuam sendo reproduzindos de forma mecânica sem conhecimento a nossa cultura”, comentou.
Segundo ela, através do livro ela mostra a do povo cigano, mudando o pensamento das pessoas que o povo cigano não presta, ou são bruxos. “Mostramos mais de nós através dos contos”, destacou.
Luna, que também é dançarina, professora de dança cigana e flamenca, taróloga, e poetisa, chama os leitores para se abrirem a novos conhecimentos e entender mais sobre a comunidade. “A gente tem que pensar em uma nação dentro de outra nação, hoje é um dia que marca lutas, tradições, e concepções da nossa bandeira, mas acima de tudo é um dia para lembrar a superação de obstáculos”, disse.
Lançamento
O livro “Era uma vez… um povo cigano” será lançado ao público hoje, na Biblioteca Pública Municipal “Anna Luiza Prado Bastos”, no Horto Florestal de Campo Grande, às 19h, e pode ser adquirido na prévenda, pelo site https://bit.ly/eraumavezumpovocigano/. A obra é publicada pela editora Vida Produções, uma editora sul-mato-grossense, que há 13 anos lança os livros de literatura infantojuvenil da escritora Mara Calvis, com 25 títulos publicados. Desde o ano passado, abriu as portas para todos os escritores que desejam concretizar o sonho de publicar seus livros.
Leia mais detalhes no caderno impresso do Jornal O Estado MS