A composição do valor de mercado das grandes estrelas internacionais é formada por fatores que se localizam dentro e fora de campo. Especialistas em economia do esporte apontam que dois craques internacionais ficaram em lados opostos em 2019 em relação à construção de imagem, Neymar e Cristiano Ronaldo.
Neymar sofreu com lesões seguidas, teve atuações irregulares ao longo da temporada e enfrentou até uma acusação de estupro que acabou arquivada pelo Ministério Público brasileiro. Por conta disso, ele perdeu R$ 277 milhões de valor de mercado, de acordo com um estudo feito pelo Centro Internacional de Estudo do Esporte (CIES), organização independente de pesquisa com sede na Suíça.
Raquel Duarte Hadler, professora de Marketing Esportivo da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas, faz uma análise de mercado dos dois jogares. “Não há dúvidas de que Neymar é um exemplo negativo e Cristiano Ronaldo é um nome positivo em relação à valorização no mercado em 2019. Do ponto de vista mercadológico, vários fatores podem contribuir para a valorização de um atleta. A atuação em campo é central. Mas não é apenas nisso. É preciso olhar o contexto, inclusive a vida pessoal. Se for carismático, com posições firmes e valores morais alinhados com o público, o jogador pode se valorizar. Carisma, reputação e a imagem construída também influenciam no valor de um atleta”, diz a especialista.
(Texto: Julisandy Ferreira com informações do Esporte ao Minuto)