Mostra Internacional de Dança traz 6ª edição na Capital

Com realização da Attitude Produções Artisticas (apoio do Governo de Mato Grosso do Sul e do Conselho Brasileiro da Dança – CBDD) o Prêmio Onça Pintada de 2019 vem esse ano com a sexta edição da Mostra Internacional de Dança do MS – Mostra Infanto Juvenil, de 5 a 08 de setembro, no Teatro Glauce Rocha.

“O Prêmio Onça Pintada tem significado de uma vitrine cultural das Artes cênicas segmento dança. A cada edição as propostas se renovam provocando nos participantes criatividade e inovação”, explica a coordenadora geral da inciativa, mostra e prêmio, Neide Garrido.

Do sentimento que gira em torno desse acontecimento na Capital, Neide destaca o peso que tem, para quem participa, ser parte componente desse prêmio anual. “É um Festival desafiante e saudável comandado por uma banca de analistas (professores jurados) altamente competentes. Leva os participantes a refletir sobre suas produções, comparando e filtrando . . . o que leva a desafios e um grande aprendizado”.

Contemplando uma mostra infanto juvenil; danças populares; ballet clássico; danças urbanas; jazz; danças árabes; sapareado; dança contemporânea, a mostra traz como jurados da 6° edição do prêmio os professores Gisela Vaz; Mery Rosa; Márcio Mansur; Carla Bublitz; Ciça Veronese e Guivalde de Almeida, já que os participantes disputam entre si e concorrem à prêmios.

Dessa influência na qualidade e finamento da dança regional, sobre a competitividade prêmio, Neide Garrido ressalta o reflexo que tais pontos podem causar. “Os artistas da dança (participantes) criam referências que alimentam a continuidade e evolução no aprimoramento da técnico / artístico. Os coreógrafos são provocados e ganham novos estímulos para suas criações”, pontua.

Aberto as todas as regiões do Brasil e outros Países, desde o ano de 2012 o Festival busca agregar, abraçar e contemplar todas as formas de dança, ofertando assim – ao público – espetáculos de qualidade, que estimulam bailarinos, professores, criadores, escolas, grupos, companhias e projetos sociais a evoluirem e se reinventarem na Arte da Dança. “Até a 2ª Edição o Prêmio Onça Pintada contemplava as Danças Clássicas e Populares. Hoje abraça todas as vertentes, origens e etnias. Ultrapassam fronteiras. Respirou! Dançou! Estende-se, também, a todas as idades à partir dos 7 anos”, destaca ainda a coordenadora.

Neide chama atenção ainda quanto à grade de programação desses quatro dias de evento. “As oficinas são processos de formação técnica / artística. Os artistas da dança tem oportunidade de mostrar e rever suas qualidades e habilidades técnicas/ interpretativas para um olhar diferente que acrescentam novas possibilidades de acrescentar para crescer. Palestras e Conversas Abertas são processos informativos e abrem um campo pra troca de experiências”.

“Ministrantes, professores, criadores, bailarinos ganham novas ideias e reflexões e o que é mais importante, reconhecem pontos em comum que criam uma corrente de união e reconhecimento na luta pelas mesmas causas: que a Arte da Dança receba mais incentivo à formação e que seja entendida como processo de educação e fonte de trabalho”, aponta ainda Neide Garrido.

Finalizando a entrevista ao caderno de Arte&Lazer, Neide convida ainda a população campo-grandense a participar desse espetáculo: “o Prêmio Onça Pintada 2019 – 6ª Mostra Internacional de Dança do MS – Mostra Infanto Juvenil através dos seus artístas bailarinos(as) participantes convidam a todos para de 5 a 8 de setembro, no Teatro Glauce Rocha/UFMS, assistirem nossas apresentações! O público é nosso maior e melhor crítico! Bem-vindos! Competições! Mostras! Infanto Juvenil, Estudante de Dança! Avançado e Profissionais!”. Informações através das redes sociais do evento: @ premioonçapintada. (Leo Ribeiro)

 

Confira mais notícias no jornal impresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *