O Museu da Imagem e do Som (MIS) realiza a partir desta terça-feira (11) a exibição de de filmes que retratam diversas vertentes do samba. A entrada é gratuita e as exibições acontecem às 19h.
Confira a programação:
Terça-feira (11)
Será exibido o filme Rio, Zona Norte que narra a trajetória de um sambista carioca e as agruras da vida de um típico brasileiro, que vê no samba a inspiração para retratar um pouco de sua vida e/ou narrar o que o mesmo vê e sente.
O filme traz informações relevantes sobre o samba de raiz e as dificuldades dos elementos anônimos que criam letras e muitas vezes são trapaceados por pessoas que lucram sobre os direitos autorais.
Quarta-feira (12)
Damas do Samba, dirigido por Suzanna Lira, narra que o samba surgiu no Rio de Janeiro. A presença feminina foi fundamental para a sua criação, manutenção e perpetuação até os dias de hoje. Musas, pastoras, tias, compositoras, passistas, madrinhas, carnavalescas, mulatas, intérpretes e até mesmo como operárias, elas formam um painel de cores, sentimentos e sons na representação desta cultura. Este filme faz um breve passeio pela história de algumas dessas mulheres, reverenciando e reconhecendo a sua força.
Quinta-feira (13)
– Cartola – Música para os Olhos é o filme a ser exibido e através da linguagem documental – contando com imagens de arquivos e depoimentos de amigos e colaboradores -, os diretores Hilton Lacerda e Lírio Ferreira abordam a história de vida e a obra de Agenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, um grande ícone nacional do samba e importante compositor da música brasileira.
Serviço
O Museu da Imagem e do Som (MIS) está localizado na Av. Fernando Correia da Costa 559, no terceiro andar.
(Texto: Jéssica Vitória com informações da Fundação de Cultura MS)