Para celebrar os 114 anos da vinda dos japoneses para o Brasil, o MIS (Museu da Imagem e do Som) irá apresentar uma mostra de filmes japoneses com história que se passam no cenário da Segunda Guerra Mundial e promete abordar temas que o ocidente pouco conhecer.
Amanhã (27), às 19h, será passado o longe “O imperador em agosto”, e na terça-feira (28), também às 19h, será a vez do filme “A mulher de um espião”.
O imperador em agosto (Nihon no Ichiban Nagai hi) – 2015 – 136 min.
Sinopse: Agosto de 1945, durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Após duas bombas jogadas no Japão pelas tropas americanas, o Imperador Hiroito está prestes a anunciar a rendição do país – via rádio- para não sacrificar mais o seu povo. Um grupo de soldados conservadores, que não aceita que o Japão se entregue, ocupa o Palácio Imperial e uma emissora de rádio, para que a audição sobre a rendição não ocorra.
Produção: Shochiku, Asmik Ace
Direção: Masato Harada
Elenco: Koji Yakusho, Masahiro Motoki, Tori Matsuzaka, Tsutomu Yamazaki
Baseado no livro de Kazutoshi Hando
Lançamento no Brasil: 06 de janeiro de 2016
A mulher de um espião (Supai no Tsuma) – 2020 – 115 min.
Sinopse: Ambientado na década de 1940. A população do Japão está dividida a respeito da participação do país na Segunda Guerra Mundial. Em Kobe, o comerciante Yusaku (Issey Takahashi) administra uma empresa de tecidos e é casado com Satoko (Yu Aoi). Durante uma viagem de negócios na Manchúria, Yusaku descobre um terrível segredo nacional. Com intuito de fazer justiça, ele decide divulgar a todos sobre a sua descoberta. Satoko começa a suspeitar que ele está tramando algo. Logo ela é arrastada para dentro de um jogo enigmático, cheio de tramas. Um thriller romântico numa época turbulenta. Uma releitura dos abusos do Japão na Segunda Guerra sob o olhar de Kiyoshi Kurosawa.
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Roteiro: Ryusoke Hamaguchi e Tadashi Nohara
Elenco: Yû Aoi, Issey Takahashi, Masahiro Higashide, Yuri Tsunematsu,
Premiação: Leão de Prata do Festival Internacional de Cinema de Veneza 2020 – Melhor Diretor pelo filme “A esposa de um espião”
Lançamento no Brasil: 31 de março de 2022.
Produção: NHK, NHK Enterprises, INCLINE e C&I Entertainment.