Morreu, aos 84 anos, o ator Paulo José. Ele estava internado havia 20 dias e faleceu em decorrência de uma pneumonia. Ele sofria do Mal de Parkison há mais de duas décadas.
Paulo José deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso.
Sua última participação na televisão foi como o vovô Benjamin, na novela “Em Família”’ (2014), de Manoel Carlos. Na história, ele era o pai de Virgílio (Humberto Martins) e, como na vida real, seu personagem sofria de Mal de Parkinson.
No ano de 2020, três dos quatro irmãos de Paulo morreram de câncer. Ele era o segundo filho de uma família de cinco irmãos.
Em abril deste ano, Paulo José foi fotografado indo tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Ele estava acompanhado da esposa.
A confirmação da morte de Paulo José veio por meio de um comunicado da Globo: “Um dos maiores nomes da nossa dramaturgia, como ator e diretor, e também dono de uma voz marcante, Paulo José é daqueles artistas de quem o público sempre se sentiu próximo. Nas últimas décadas, entrou em nossas casas por meio de uma infinidade de personagens que ficam, assim como ele, para a história. Paulo José morreu nesta quarta-feira, 11 de agosto, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado há 20 dias e faleceu em decorrência de uma pneumonia. Deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso”.
Nascido em Lavras do Sul, interior do Rio Grande do Sul, Paulo José Gómez de Souza possuía amor pelo teatro desde pequeno. No início dos anos 1960, ele foi morar em São Paulo e começou a trabalhar no Teatro de Arena.. A primeira peça em que trabalhou como ator foi “Testamento de um Cangaceiro”, de Chico de Assis, em 1961.
Estreou na Globo como ator na novela ‘Véu de Noiva’, de Janete Clair, em 1969 e ao longo da carreira atuou em mais de 20 novelas e minisséries. Destaque para: “Roda de Fogo” (1986), “Senhora do Destino” (2004), “Um Só Coração” (2004), “JK” (2006), “Caminho das Índias” (2009), e “Morde & Assopra” (2011).
Paulo José também esteve no elenco de filmes premiados e famosos como “Bebel, Garota Propaganda” (1967), “Edu, Coração de Ouro” (1967), “Eles não Usam Black-tie” (1981) e “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil” (1998).
Como diretor, assinou alguns episódios de “Casos Especiais” (1980)e das minisséries “Agosto” (1993), “Memorial de Maria Moura” (1994) e “Incidente em Antares” (1994).
Biografia
Paulo José Gomez de Souza nasceu em 1937, em Lavras, Rio grande do Sul. Ganhou 3 vezes o Troféu Candango de Melhor Ator no Festival de Brasília, por suas atuações em Todas as Mulheres do Mundo, Edu, Coração de Ouro e O Rei da Noite. Ganhou o Troféu Oscarito em 2000, no Festival de Gramado. Foi premiado como melhor ator por Benjamim no 8º Festival de Cinema Brasileiro de Miami em 2004. Atuou nos filmes Eles Não Usam Black-tie, Cassy Jones, O Magnífico Sedutor, Macunaíma, Bebel Garota Propaganda, Todas as Mulheres do Mundo, entre outros e nas novelas Agora é que são elas, Um Anjo Caiu do Céu, A Muralha, Luna Caliente, Labirinto, entre outras.