Descubra como montar uma árvore de Natal à prova de gatinhos

gatos
Divulgação/Patas da casa

Não é difícil encontrar diversos vídeos na internet mostrando a complexa relação entre gatos e árvores de Natal. Gatos são animais muito curiosos, então imagina só como o pisca-pisca, os enfeites coloridos e até os presentes são elementos muito atrativos para eles. Essa relação curiosa tem uma explicação: o aguçado instinto caçador dos felinos. Para você não precisar prender a árvore no teto nem deixá-la em um cercadinho, separamos algumas dicas sobre como montar a sua árvore de Natal à prova de gatos.

Gatos e árvores de Natal: entenda essa relação curiosa!

A árvore de Natal é um fascínio para os bichanos, isso porque eles são caçadores por natureza e todo esse estímulo os instiga a expressarem esse comportamento. Como são animais que costumam gostar bastante de estar no alto de móveis e prateleiras, eles não se preocupam muito com o tamanho da árvore. Para eles, o que importa é capturar a presa de qualquer jeito. Não tem outra: em questão de segundos a sua árvore pode estar no chão. Separamos algumas dicas que podem ajudar a melhorar essa relação entre gatos e árvores de Natal – sem prejudicar o animal nem acabar com a magia da celebração.

Coloque papel-alumínio ou fita crepe na base da árvore

Se o seu gatinho tem o hábito de brincar com os presentes e enfeites que ficam mais perto da base da árvore, você pode cercar o suporte com papel-alumínio ou fita crepe. Os gatos não gostam desses materiais, nem para arranhar as unhas nem para pisar, pois podem grudar na patinha. Essa alternativa não machuca o animal e, na verdade, vai fazer com que ele entenda que, ao chegar perto da árvore, pode pisar em algo de que não gosta.

Considere uma árvore de Natal menor

Claro que uma árvore de Natal grande e cheia de enfeites chama a atenção, mas você pode ter uma árvore menor e deixá-la tão bonita quanto uma grande. Além disso, se o gato pular em uma árvore pequena, o estrago será mais fácil de resolver.

Espere um pouco antes de decorar a árvore de Natal

Que tal dar um tempo para o seu gatinho se acostumar com a árvore? Em vez de montar tudo de uma vez e aguçar a curiosidade do bichano, experimente decorar a árvore aos poucos. No primeiro dia, deixe a árvore sem nenhuma decoração e observe como ele reage. Depois, coloque as bolinhas, as luzes, e vá observando o que atrai ou não o seu gato. Assim, você vai saber exatamente o que o deixa fascinado e poderá evitar essas
decorações para manter a árvore em pé.

Evite reforçar esse comportamento ao brincar com o gato

É muito bonitinho quando o gato faz gracinhas para pegar um objeto que fica suspenso, mas, ao achar isso legal, estamos reforçando um comportamento que mais tarde pode levar à queda da árvore. Quando ele manifestar o interesse de brincar, procure outros brinquedos de que ele goste e redirecione a atenção dele.

Use enfeites de outros materiais e que vão atrair menos a atenção do gatinho

Sabemos que para algumas pessoas é muito importante ter uma árvore de Natal impecável. Mas você pode procurar outros enfeites que chamam menos a atenção do gato e que vão continuar deixando a árvore bonita, como enfeites de feltro e papel, que ao caírem não vão quebrar. Bolinhas de plástico, por exemplo, podem ser tão elegantes quanto as bolinhas de materiais menos resistentes. Evite usar o festão, que pode asfixiar o gato.

(Fonte: Patas da Casa)

Leia mais no caderno Viver Bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *