MIS exibe filme sobre identidade de gênero

O Museu da Imagem e do Som (MIS-MS) em parceria com o Cineclube do Conselho Regional de Psicologia exibem nesta quinta-feira (20), o filme “Girl”. A entrada é gratuita e a exibição ocorre às 19h.

De acordo com informações da Fundação de Cultura, a produção é do diretor Belga Lukas Dhont e a classificação indicativa é de 16 anos. Lara (Victor Polster) é uma jovem menina de quinze anos, seu maior sonho é tornar-se uma bailarina profissional e, com a ajuda do pai, ela busca uma nova escola de dança para desenvolver sua técnica. No entanto, a menina encontra dificuldades para adaptar-se aos movimentos executados nas aulas por conta de sua estrutura óssea e muscular, já que Lara nasceu no corpo de um menino.

O filme foi inspirado na história real de uma pessoa transexual belga que, neste ínterim, se tornou uma dançarina profissional de sucesso. Originalmente, o papel foi oferecido pela diretora à dançarina para atuar em um documentário sobre sua própria vida, mas ela recusou porque queria uma vida normal e sem exposição pública durante a juventude.

Escrito por Dhont e Angelo Tijssens, foi exibido na mostra paralela no Festival de Cannes em 2018. No festival, foi premiado com o Caméra d’Or, bem como pelo Queer Palm. No Cannes, Victor Polster venceu a categoria de Melhor Performance no júri da mostra Un certain regard. O filme foi selecionado como a participação belga em Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2019. Em 20 de outubro, no Festival de Cinema de Londres, “Girl” foi premiado com o Troféu Sutherland na categoria de Best First Feature.

(Texto: Jéssica Vitória com informações da Fundação de Cultura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *