O mês de junho é conhecido pela chegada das festas juninas e também o que não pode faltar são as deliciosas comidas tipicas, como a pamonha, milho-cozido, aquele pé de moleque que adoça a vida, bolo de milho, cocada, entre outros. Não podemos esquecer também do famoso quentão, feito com gengibre para esquentar os dias de frio que o sul-mato-grossense ainda vai enfrentar.
Para alegrar os leitores, O Estado Online preparou receitinhas fáceis e práticas para saborear neste mês de junho. Começando é lógico pelo mais “aclamado e amado”, o bolo de milho, que sempre tem na cozinha das vovós.
Bolo de Milho:
Ingredientes:
1 lata de milho-verde
1 lata de óleo (medida da lata de milho)
1 lata de açúcar (medida da lata de milho)
1 lata de fubá (medida da lata de milho)
4 ovos
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de coco ralado
1 e 1/2 colher (chá) de fermento em pó
Modo de preparo
Em um liquidificador, adicione o milho-verde, óleo, açúcar, fubá, ovos e a farinha de trigo, depois bata até obter uma consistência cremosa. Depois, acrescente o coco ralado e o fermento, misture novamente. Logo após, despeje a massa em uma assadeira untada e leve para assar, em um forno com temperatura média a 180 °C, preaquecido por 40 minutos.
Pé de moleque:
Ingredientes:
– 3 xícaras de chá de amendoim cru
– 2 xícaras de chá de açúcar
-1 xícara de chá de karo
-1 colher de chá de bicarbonato de sódio.
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque todos os ingredientes e mexa bem até que fique no ponto de soltar da panela. Em seguida, coloque em um tabuleiro e espere esfriar até que fique no ponto de corte. Corte e sirva em unidades.
Quentão:
Ingredientes:
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 e 1/2 xícara de água
1/4 de xícara de gengibre em fatias finas
3 limões cortados em rodelas
4 xícaras de pinga
3 cravos-da-índia
2 pedaços pequenos de canela em pau
Para quem adora aquele milho-cozido mais prático e rápido, com aquela manteiga que deixa ainda mais gostoso é só lavar bem as espigas e colocar na panela de pressão por 30 minutos depois que pegar a pressão.
Desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente, nesse tempo que o milho terminará de cozinhar. Depois de tudo pronto, coloque sal a gosto e manteiga.
Pinhão Cozido
O pinhão é um alimento bem comum em algumas regiões do sul do Brasil. Durante as festividades de junho é bem comum fazê-lo cozido. E, ainda o alimento é rico em vários minerais, ajudando também controlar a pressão arterial.
Antes de tudo, lave os pinhões bem lavadinho, corte a pontinha de cada um e coloque na panela de pressão por 30 minutos depois que pegar pressão é logico. Ai é só esperar esfriar um pouquinho, e depois descascar e se deliciar.
Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram
Acesse também: Tarot do dia: Confira o que a Rainha de Paus diz para esta segunda-feira