Um romance em labaredas. Nelas, e por meio delas, o protagonista Léo evoca a memória, o afeto e o imaginário em busca de sua origem. “Uirapuru” é o quinto livro e primeiro romance do poeta e escritor Campo-Grandense Febraro de Oliveira, e será lançado em 12 de novembro, às 19 horas, no Espaço Refazenda. A publicação do livro tem o incentivo do Fundo Municipal de Investimento Cultural – FMIC/2019, da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur).
A inspiração para a produção do livro veio da rua onde Febraro nasceu e vive, “Uirapuru”, localizada no Conjunto Habitacional Estrela D´alva I, em Campo Grande-MS. A questão de sua rua ter nascido de uma ocupação sempre lhe ´atravessou´, vivia em seu imaginário, assim, o autor buscou registros históricos oficiais sobre o tema, mas só conseguiu informações por moradores da região. Assim, deu vida a rua `Uirapuru´ em forma de palavras e versos e a transformou em um cenário fictício para o protagonista Léo.
“Uirapuru” traz a história de Léo, um jovem que nasce de uma ocupação e está sempre buscando entender o que é pertencer, pertencer a mãe, a própria rua, aos símbolos que ele mesmo cria, é um experimento sobre a ideia de existir.
A obra levou 5 anos para ser finalizada, foram dois anos de estudo e três de escrita. Para a produção deste romance contemporâneo, foram feitas entrevistas, rodas de conversas, moradia e performances, com a ideia de sensibilizar e construir narrativas. ´Uirapuru´ se propõe a recriar a linguagem a partir da memória de uma população. Em sua estrutura narrativa, ´começo, meio e fim´ confundem-se em meio ao fogo.
Sentiu vontade de ler o livro, então compareça no dia 12 de novembro, às 19 horas, no Espaço Refazenda, que fica na rua Frederico Soares 357, Santa Fé.