O dublador veterano Isaac Bardavid morreu nesta terça-feira (1º), aos 90 anos, em um hospital de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. Seu papel mais famoso é do mutante Wolverine, um dos personagens astros da franquia X-Men.
Conforme o portal Quem, Bardavid estava internado em tratamento por conta de um enfisema pulmonar. A confirmação da morte do artista foi feita pela neta para a reportagem do site.
Muito além de Wolverine, o ator foi responsável por dar voz na versão brasileira para Esqueleto, inimigo de He-Man, Capitão Haddock, em As Aventuras de Tintim, o pirata Gibbs, de Piratas do Caribe, Freddy Krueger, Tigrão, do Ursinho Pooh e o Rei Harold, de Shrek.
Também dublou no ator Anthony Hopkins no papel de Odin, nos filmes de Thor, da Marvel Estúdios, entre outros trabalhos.
De acordo com a Folha, Bardavid também atuou em novelas como Escrava Isaura e o Cravo e a Rosa. Seu último trabalho foi em Carcereiros, série da Globo.
Um dos momentos mais lembrados no Twitter após confirmação da morte de Bardavid foi o encontro dele com o ator Hugh Jackman, em 2017, no programa do SBT The Noite.
Na época, Jackman era interprete de Wolverine nos filmes da franquia X-Men e chegou a reverenciar o dublador quando ele entrou no palco.
😭 Uma das vozes mais icônicas da dublagem brasileira, Isaac Bardavid, faleceu hoje aos 90 anos.
Com sua voz extremamente marcante como Wolverine, Isaac teve a imensa oportunidade de se encontrar com Hugh Jackman.
Descanse em paz. LENDA.pic.twitter.com/B4JiMvaUK5
— Nação Marvel 🌙 (@nacaomarveI) February 1, 2022