A escritora Lúcia Martins lançou um novo livro que fala sobre amizade de duas primas, com diferenças culturais. Apesar de uma morar nos Estados Unidos e a outra na França, elas se encontram para viver aventuras em Campo Grande. “Bibi e Nina: Duas Primas e Dois Continentes” conta a história real das netas da autora, que superam todas essas diferenças durante as férias em Mato Grosso do Sul.
“Quando elas se encontram, tudo isso fica de lado e elas têm um intercâmbio muito bom de amizade, de amor, de curiosidade uma pela vida da outra. Esse amor fez com que eu tivesse vontade de escrever um livro”, explicou.
Todo o processo criativo do livro durou cerca de dois anos. Com a pandemia e ao passar mais tempo em casa, Lúcia conseguiu concluir a produção e ajudou a ilustrar o material. O lançamento do trabalho inspirado nas netas trouxe satisfação para a vovó coruja, que pôde incluir no texto o nascimento de mais dois netinhos. Cada uma das netas protagonistas da obra ganhou um irmãozinho.
“Nesse período, eu participei de forma ativa na vida das meninas, mesmo por meio da internet. Ajudei com as aulas, participei das brincadeiras e, agora nas férias, elas finalmente puderam voltar a se reunir em Campo Grande. Claro, foram preciso alguns cuidados, um período de isolamento, mas, agora, elas vão passar o mês com a gente”, revelou.
O encontro em Campo Grande já é tradicional para as primas, que vivem muitas aventuras juntas, tanto na cidade quanto na fazenda, no interior do Estado. “Elas gostam muito de Campo Grande, de ir para o ateliê pintar, para a fazenda andar a cavalo. Então, elas esperam o ano inteiro pelas férias de dezembro para se encontrarem aqui”, contou.
O primeiro contato com o livro foi de muita alegria para as pequenas. “Elas sentaram e já leram diversas vezes o livro. Elas gostam de se reconhecer na história e ficaram muito felizes quando puderam ver de perto o livro”, destacou.
Além de falar sobre a amizade, a autora busca mostrar como crianças quebram tabus estabelecidos e conseguem, facilmente, superar as dificuldades para brincar e se divertirem juntas. As experiências vividas pela duplinha na casa da avó fizeram com que elas criassem um amor diferente pelo país.
“O Brasil para elas é uma alegria. Então, a cultura delas se mistura também com a cultura brasileira, porque elas adoram chipa, guavira, as coisas típicas daqui”, destacou. O livro conta com a parceria da ilustradora Sarah Caires e essa é a segunda obra que elas desenvolvem juntas. A primeira foi “Lucinha e Sua Vó Lúcia”, lançada em 2019.
(Texto: Amanda Amorim)