O longa sul-coreano Parasita fez história na cerimônia do Oscar na noite de domingo (9), em Los Angeles, ao se tornar a primeira película em língua estrangeira a obter a premiação de melhor filme, conquistando ainda outras três categorias, incluindo a de melhor diretor.
A película também conquistou premiações de melhor roteiro original e de melhor filme estrangeiro. Nenhum filme estrangeiro jamais havia conquistado a premiação máxima nos 91 anos da academia de cinema.
O primeiro Oscar da 92.ª edição dos prêmios da Academia de Hollywood foi entregue a Brad Pitt como melhor ator secundário, pelo desempenho em Era Uma Vez em… Hollywood, de Quentin Tarantino.
1917, ambientado na Primeira Guerra Mundial, levou três estatuetas: melhor fotografia, efeitos visuais e mixagem de som. Coringa (ator e trilha sonora) e Ford vs Ferrari (montagem e edição de som) acumularam, cada um, duas estatuetas.
A produção brasileira Democracia em vertigem não venceu na categoria documentário. O ganhador neste quesito foi Indústria americana, de Julia Reichert e Steven Bognar.
(Texto: Agência Brasil)