Festival reúne cerca de 80 estabelecimentos do Estado

São mais de 160 pratos distribuídos nas categorias comida de boteco, hambúrguer e restaurante - Foto: Allan Gabriel
São mais de 160 pratos distribuídos nas categorias comida de boteco, hambúrguer e restaurante - Foto: Allan Gabriel

São mais de 160 pratos distribuídos nas categorias comida de boteco, hambúrguer e restaurante

O Festival Gastronômico Bar em Bar 2025 começou oficialmente nesta quinta-feira, 30 de outubro, e promete movimentar o cenário gastronômico de Mato Grosso do Sul até 30 de novembro. Nesta edição, o evento reúne 79 estabelecimentos participantes e mais de 160 pratos inscritos, distribuídos nas categorias comida de boteco, hambúrguer e restaurante. A proposta é celebrar a diversidade e criatividade da culinária sul-mato-grossense, com o tema nacional “A cidade inteira cabe no bar”, que reflete o espírito de confraternização e o papel social dos bares como ponto de encontro da comunidade.

Em 2025, o Bar em Bar acontece em quatro cidades do estado: Campo Grande, com 42 participantes; Bonito, com 10 estabelecimentos; Dourados, com 7 participantes; e Três Lagoas, com 20 bares e restaurantes.Cada município traz uma amostra autêntica da gastronomia regional, valorizando ingredientes locais, tradições culinárias e o talento dos chefs e cozinheiros que fazem parte dessa festa dos sabores. O festival consolida-se como uma vitrine para novos empreendedores e uma oportunidade de fortalecer o turismo gastronômico no Estado.

O Bar em Bar 2025 é também uma vitrine para a inovação gastronômica. Muitos estabelecimentos aproveitam o evento para lançar novos pratos e testar combinações criativas que podem integrar seus cardápios permanentes. Esse processo incentiva o desenvolvimento da culinária local e contribui para diferenciar os negócios em um mercado cada vez mais competitivo. Além disso, o festival estimula o networking entre bares, fornecedores e produtores locais, gerando oportunidades de parcerias e crescimento coletivo.

Restaurantes

Durante o evento de lançamento para a imprensa e convidados, oferecido pela Abrasel na última quarta-feira (29), a proprietária do restaurante Peixaria Lagoa Morena, Kelly Cristina Capilé, está participando pela terceira vez do festival gastronômico promovido pela Abrasel. Para esta edição, ela apresenta um croquete de pacu recheado com queijo, prato desenvolvido especialmente para o evento. Com uma proposta autenticamente regional, a receita valoriza ingredientes típicos de Mato Grosso do Sul, como o pacu e a mandioca, resultando em uma combinação que exalta os sabores locais.

“Ressalto a importância do festival como uma grande vitrine para nós, empreendedores locais, pois ele promove divulgação, aprendizado e troca de experiências entre todos os participantes. Além disso, A Abrasel tem sido uma parceira essencial nesse processo de crescimento e valorização da gastronomia sul-mato-grossense, oferecendo suporte e oportunidades que fazem toda a diferença para o nosso trabalho”, destaca.

As empresárias Suzane Vismara e Daiane, representantes da recém-inaugurada Roadhouse By Old Ship, participam pela primeira vez do festival gastronômico promovido pela Abrasel. Com apenas dois meses de funcionamento, o espaço já chama atenção pelo conceito diferenciado: uma vila em estilo country americano, que reúne bar temático em um ônibus antigo, lojinhas, oficina e até um café da manhã americano aos fins de semana. Para o festival, a casa apresenta o hambúrguer Road King, criado para destacar sabores intensos e marcantes.

“A nossa receita leva carne de ponta de costela, bacon, um creme de gorgonzola com alho defumado, que nós mesmos preparamos na parrilla, e cogumelos salteados com azeite trufado. Como coordenadora de alimentos e bebidas e responsável pelo cardápio, busco oferecer uma experiência completa na Roadhouse, unindo gastronomia e entretenimento em um ambiente temático e acolhedor”, finaliza.

Participação do público

Os visitantes que experimentarem os pratos poderão votar em seus preferidos acessando o site oficial do festival. Cada CPF pode registrar um voto por categoria, garantindo uma. Ao final do evento, os três primeiros colocados de cada categoria, comida de boteco, restaurante e hambúrguer, receberão premiações especiais e reconhecimento estadual, destacando o talento e a dedicação dos estabelecimentos que mais encantaram o público e o júri.

De acordo com o presidente da Abrasel no MS, João Francisco Denardi, o Festival Bar em Bar é uma vitrine muito especial para que os participantes mostrem o que tem de melhor da gastronomia sul-mato-grossense. “Convidamos nossos associados para que estejam neste festival, que além de delicioso, movimenta a economia e mostra novidades que estão sendo apresentadas nos estabelecimentos”.

Serviço: O festival Bar em Bar começa hoje, 30 de outubro e vai até 30 de novembro. Para conferir mais detalhes, pratos, participantes e estabelecimentos, acesse barembarms.com.br.

 

Amanda Ferreira

 

Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *