Desfiles de moda, clube do livro e peças de teatro são as atrações deste fim de semana
Festival Mais Cultura

Exposição Matéria Pictórica – Festival Mais Cultura – Isaac Camargo
Com o tema “Conhecendo os Equipamentos Culturais da UFMS”, o Festival Mais Cultura 2025 começou no último dia 22 de setembro e segue até o dia 27 (Sábado), promovendo uma intensa programação gratuita que valoriza a arte, o patrimônio e a convivência. Realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o festival destaca nesta reta final atividades como a Feira Capivara, oficinas artísticas, exposições pictóricas, o tradicional Siriri do Pantanal, o Circuito Musical, o Sexta na Concha, além de visitas ao Memorial Glauce Rocha, trilha de observação de aves, o projeto Sábado no Parque e o espetáculo teatrais. Para conferir os locais e horários, acesse o site do festival.

SIRIRI do PANTANAL – Redes Sociais
CandleLight Concert
A magia dos Concertos Candlelight chega a Campo Grande em uma experiência inesquecível ao som de Bruno Mars, interpretado por um talentoso quarteto de cordas. Em um ambiente intimista e iluminado por centenas de velas, o público poderá redescobrir sucessos como Just the Way You Are, Uptown Funk e When I Was Your Man. As apresentações acontecem no Teatro Dom Bosco (Av. Mato Grosso, 225 -Centro), com duração de 60 minutos e início às 19h, as portas abrem 30 minutos antes. A classificação etária é a partir de 8 anos, com acesso permitido apenas até 5 minutos antes do início do concerto.
Sexta-feira (26)
Cine Meio Dia
Durante a 19ª Primavera dos MIS (Museus, o Museu da Imagem e do Som) convida o público a transformar o intervalo do almoço em um momento de cultura e reflexão com a mostra Cine Meio Dia. Nesta sexta-feira, às 12h, serão exibidos três curtas-metragens que dialogam com diferentes olhares sobre a memória e o cotidiano: BMW Vermelho, de Eduardo Ramos Quirino e Reinaldo Pinheiro; O Chapéu do Meu Avô, de Júlia Zaika; e Les Garçons, produção sul-mato-grossense dirigida por Bruno Nishino e Marco Cabralia. Com entrada gratuita, a programação propõe uma pausa sensível e instigante no coração da cidade, no auditório do MIS (Av. Fernando Corrêa da Costa, 559).
System Of a Down Cover

System Of a Down Cover Brasil – Redes Sociais
No dia 26 de setembro, a partir das 19h, a Cervejaria Canalhas será palco de uma noite voltada ao rock e ao nu metal com a apresentação do System of a Down Cover Brasil, diretamente de São Paulo, interpretando clássicos como Chop Suey, Toxicity e B.Y.O.B. A abertura fica por conta da banda sul-mato-grossense Masken, que estreia nos palcos trazendo o peso do nu metal autoral. Os ingressos antecipados estão à venda pelo Sympla, com 1º lote promocional a R$ 20,00. O evento está localizado na Rua Oceano Atlântico, 99 – Chácara Cachoeira.
Desfile ‘Xeque-mate’
Nesta sexta-feira (26), o estilista Fábio Mauricio lança sua nova coleção, intitulada Xeque Mate, com desfile às 20 horas no Centro Cultural José Octávio Guizzo. O lançamento reúne 32 modelos, sendo 16 mulheres indígenas, que representarão peças do jogo e ícones da cultura do Estado. A entrada é gratuita. Há mais de duas décadas, o fashion designer Fábio Mauricio constrói um universo autoral em que a moda não é apenas vestimenta, mas documento, memória e pulsação cultural. Natural de Rondônia e radicado em Campo Grande desde 2003, ele já criou mais de trinta coleções e inúmeros figurinos que circularam pelo Brasil.

Desfile Xeque-Mate – Divulgação

APTÁ – Flávio Charchar
Espetáculo ‘Aptá’
Nesta sexta-feira, o Sesc Teatro Prosa segue com programação do Palco Giratório, com o espetáculo ‘Aptá’, da companhia Esparrama, de Minas Gerais. O espetáculo é idealizado pelo dançarino Bernardo Gondim, que divide a dramaturgia com a diretora Anamaria Fernandes. A criação procura explorar as relações entre Bernardo e seu filho, Manoel, que está dentro do espectro autista. A montagem também perpassa pela conexão com o seu pai, falecido durante o processo de criação deste trabalho, fechando o ciclo entre três gerações: avô, pai e filho. O espetáculo será às 19h, na Rua Anhanduí, 200.
Sábado (27)
Lançamento do livro “Palavras Delas”
Encerrando a programação da 19ª Primavera dos Museus, o MIS recebe neste sábado, dia 27 de setembro, às 18h, o lançamento do livro “Palavras Delas – Uma Coletânea Expressões do Fantástico”. A noite contará com bate-papo e sessão de autógrafos com as autoras, celebrando a força e a diversidade da Literatura Fantástica produzida por escritoras de Mato Grosso do Sul. O evento é gratuito e acontece no 3º andar do MIS, localizado na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559.

Lançamento do livro Palavras Delas – Divulgação
No Vale dos Sentimentos Perdidos
Neste sábado, às 18h, o Teatro Aracy Balabanian recebe o espetáculo “No Vale dos Sentimentos Perdidos”, uma fábula sensível sobre empatia e esperança. A peça conta a história de Roseli, uma rosa que perdeu sua cor e alegria, e que, com a ajuda dos moradores do vale, redescobre a força dos sentimentos compartilhados. O Grupo Prisma apresenta de forma gratuita espetáculo ‘No Vale dos Sentimentos Perdidos’, neste sábado (27) no Teatro Aracy Balabanian, Rua 26 de Agosto, 453, Centro, às 18h, porém a indicação para garantir a entrada é chegar com 30 minutos de antecedência. Mais Informações: Acesse o Instagram do Grupo Prima (@prismateatrocg) ou da produtora Manaká Cultural (@culturalmanaka)
Clube de Leitura Pássaro-Poesia
O “Clube de Leitura Pássaro-Poesia” realiza neste sábado, dia 27 de setembro, às 10h, na Hámor Livraria, em Campo Grande, o seu sétimo encontro, dessa vez com os poemas sarcásticos e essenciais de Angélica Freitas. O livro “Um útero é do tamanho de um punho”, é uma das obras mais impactantes da poesia brasileira contemporânea. A autora neste volume apresenta um diálogo entre humor ácido, experimentação formal e engajamento crítico. O título já anuncia sua coragem artística: associar o corpo feminino a uma imagem concreta e provocadora.
Clube do Livro do Sesc
No próximo sábado, 27 de setembro, às 14h, o Clube do Livro do Sesc promove mais uma roda de conversa literária, desta vez com foco em “Ototo”, coletânea de contos do escritor Henrique Komatsu, finalista do Prêmio Jabuti 2020. A atividade, que acontece na sede do Sesc ,Cultura (Rua Anhanduí, 200), contará com a presença do autor, proporcionando ao público um diálogo direto sobre os silêncios e ausências que atravessam os doze contos da obra. “Ototo” explora o que resta aos personagens diante do não dito o silêncio entre pais e filhos, da vergonha, da violência, da memória e da dor. A participação é gratuita, e o encontro promete uma imersão profunda em temas sensíveis e universais da literatura contemporânea.

Espetáculo Divagar e Sempre – Claudio Chenna
Espetáculo ‘Divagar e Sempre’
Na sequência, a companhia Las Cabaças traz ao Palco Giratório do Sesc Teatro Prosa (Rua Anhanduí, 200, Centro) o espetáculo ‘Divagar e Sempre’, com a história de Bifi e Quinan, a procura de um lugar utópico e desconhecido, que vai se construindo a medida que caminham. O espetáculo reflete a amizade da dupla, onde uma quer chegar “Lá” e a outra quer ficar “Aqui”, mas sempre seguindo juntas rumo ao desconhecido, a partir das 16h, com classificação livre e acessibilidade em libras.
Domingo (28)
Adoleta Jump Park
Com 1.600 metros de pura diversão, o Adoleta é o maior parque inflável da América Latina e está localizado no estacionamento do Shopping Campo Grande, em frente à Fórmula Academia. A atração traz 22 brinquedos infláveis gigantes, circuitos de obstáculos, rampas, escorregadores e ainda um espaço especial para descanso. Com atividades para toda a família, o parque é apto para crianças a partir de 2 anos de idade e não há limite para brincar. Crianças até 5 anos devem obrigatoriamente brincar acompanhadas de um adulto que, neste caso, não paga ingresso. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira das 16h às 22h, sábado das 15h às 22h e domingo das 15h às 21h.
18º Festival Encontro com a Música Clássica

Festival Encontro com a Música Clássica – PMCG
Entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro, sempre às 20h, o Teatro Glauce Rocha será palco da 18ª edição do Festival Encontro com a Música Clássica – 2025, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural de Mato Grosso do Sul. Com entrada gratuita, o festival reúne grandes nomes da música de concerto do Brasil e do exterior, promovendo o acesso democrático à arte e celebrando a pluralidade musical. A programação deste ano inclui apresentações do acordeonista argentino Alejandro Brittes, do pianista brasileiro Cristian Budu, da pianista francesa Jodyline Gallavardin, além da Orquestra Indígena. Os ingressos podem ser reservados pelo Sympla ou retirados no local, 30 minutos antes de cada concerto, sujeitos à lotação do teatro. O Teatro Glauce Rocha fica na Cidade Universitária.
Por Amanda Ferreira e Carolina Rampi