Festa com a maior fogueira do Brasil começa hoje em Jateí com atrações de peso

Foto: O Estado MS
Foto: O Estado MS

Festa em Jateí tem a maior fogueira julina

Por Méri Oliveira

Uma das festas mais importantes e aguardadas da região sul do Estado, a 45ª edição da Festa da Fogueira de Jateí, a 276 km da Capital, começa hoje (1º) e vai até domingo (3), com shows de Michel Teló, Luan Santana e Marcos & Belutti. O diferencial do município é ser o detentor do título de maior fogueira do Brasil, que já foi até mesmo a maior do mundo, tendo ido parar no Guinness Book, o livro dos recordes.

O prefeito do município, Eraldo José Leite, afirma que acredita em uma surpresa de público para o evento. “Essa festa é tradicional, a nossa história se confunde com a fogueira. Todos os anos ela traz grande público, de dentro e até de fora do Estado. Esse ano, depois de dois anos de pandemia, todo mundo enclausurado em casa, eu acho que o público vai nos surpreender”, afirma.

De acordo com o gerente municipal de Cultura de Jateí, Emerson Moura da Silva, “a Festa da Fogueira era uma celebração tradicional que comemora São Pedro, o padroeiro do município. Com o passar dos anos, a festa foi aumentando conforme a população local foi crescendo. A própria fogueira também foi sendo aumentada de tamanho a cada ano, até que em 2016 atingiu os 60 metros de altura, tornando-se a maior fogueira do mundo”, explica.

Apesar de ter outras festas já tradicionais no município, a festa julina é a que mais se destaca. “Com certeza a Festa da Fogueira foi a que mostrou Jateí para o mundo, né? Nosso município é conhecido por essa festa, então, nosso município tem aproximadamente cinco mil habitantes atualmente, e em cada evento da Festa da Fogueira nós recebemos aproximadamente, por dia, 15 mil pessoas. Então, culturalmente e economicamente faz muita diferença para nosso município”, comenta Moura.

História da fogueira

De acordo com a professora Lourdes Neres, que, atualmente, é titular na Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Turismo e frequentadora da festa há vários anos, a fogueira em si teve início a partir da ideia do professor Manuel Sanchez, há 59 anos. “A nossa fogueira começou como a fogueirinha da escola, sabe? Eram cinco metros, depois 10, os anos foram se passando e ela se tornou tradicional por causa do nosso padroeiro, que é São Pedro. Hoje é a maior fogueira do Brasil, mas nós já fomos para o Guinness Book, já chegamos a 98 metros de altura”, explica Lourdes.

A primeira pira – nos moldes em que é feita até hoje – foi montada pela primeira vez em 1976, mas a festa teve início apenas em 1977.

O gerente de Cultura, Emerson Moura, contou ao jornal O Estado, ainda, que uma rivalidade deu origem à fogueira. “Foi uma rivalidade sadia, claro, com outro município que também começou a construir fogueiras mais altas, então nós começamos a meio que ter essa disputa. Então alguns municípios faziam [fogueiras] um pouco mais altas que nós, e nós chegávamos lá e fazíamos a nossa um pouquinho mais alta, e assim foi até que alcançamos essa altura de 60 metros.”

Pandemia sem festa

Durante a pandemia, como é de se imaginar, os festejos foram suspensos, dadas as circunstâncias e os números da COVID-19. “Não tivemos evento presencial, mas nós não deixamos passar em branco. Nos dois anos de pandemia, 2020 e 2021, nós organizamos carreatas e fizemos uma queima simbólica no Parque da Fogueira, local que abriga a Festa da Fogueira com uma queima simbólica: todo mundo dentro dos seus carros, todo mundo com suas máscaras, álcool gel, então nós não deixamos de fazer”, relembra Emerson.

O ano seguinte teve um pouco mais do que uma fogueira no modelo “drive-thru”. “Em 2021, além dessa queima simbólica da carreata, nós tivemos uma live com artistas do município para poder também mostrar os nossos valores musicais, e não deixamos passar em branco os dois anos”, comenta o gerente de Cultura.

Retorno dos festejos

Agora, em 2022, as expectativas são altas e muito positivas. “Neste ano, até por conta da pandemia, dois anos sem evento, nós consideramos que será uma das maiores festas que nós já organizamos, tanto em relação a artistas renomados que vão fazer parte do nosso evento, como Michel Teló, a dupla Marcos & Belutti, Luan Santana, bem como, o número de pessoas que nós vamos receber. Nós calculamos que será uma média de 20 a 25 mil pessoas no Parque da Fogueira por dia, então estamos trabalhando para isso. Com certeza vai ser uma grande festa e uma das maiores que nós realizamos”, dispara Silva.

Lourdes comenta que em edições anteriores a festa tinha, também, bailes que só terminavam quando o dia raiava. “Tinha bailes, este ano não tem baile no salão, mas a gente baila muito ali na frente do palco mesmo, tanto, que, coitados dos nossos sapatos, a sola da bota fica lá no asfalto. Eu quero dançar amanhã, que eu acho que terá mais espaço”, dispara.

Eraldo Leite também fala sobre a movimentação que a festa proporciona a Jateí. “Isso aumenta a visibilidade da nossa cidade, o comércio local, o comércio das cidades vizinhas, todo mundo vai ganhar com isso. A rede hoteleira está 100% lotada, então, nós esperamos que todo mundo tire um pouco de dividendos.”

Estrutura

Para que tudo transcorra bem, o município fez forte investimento em segurança, não apenas no Parque da Fogueira, mas também no município todo, que tem câmeras de monitoramento nas saídas e entradas da cidade, em praças e parques e na região central, todas ligadas à Polícia Militar.

“Nós temos uma outra parte ligada também numa sala do Poder Público, para que a gente possa fazer uma festa bem segura, bem tranquila. Com certeza nós estamos esperando receber as pessoas com carinho, com muita atenção, uma festa bonita, para a família, para as pessoas se divertirem, então, a segurança, com certeza, é uma das nossas maiores preocupações, para que as pessoas saiam e retornem aos seus lares com tranquilidade, tendo aproveitado ao máximo o nosso evento”, conclui Emerson.

Programação

A abertura da festa será hoje (1º), a partir das 19h, com show de artistas locais, seguido pelo show de Michel Teló, e quem fecha a noite é a Banda Brasil 2000, que tocará até de madrugada. Amanhã (2), será a vez da dupla Marcos & Belutti subir ao palco e animar o público. À 0h haverá a queima de fogos e da fogueira. Quem fecha a programação de sábado é a Banda Brasil 2000, com muita música noite adentro. Quem fecha a programação nacional, no domingo, é Luan Santana, com seu show Luan City, e a Brasil 2000 encerra os festejos de 2022 com muita música.

Serviço

A Festa da Fogueira é realizada no Parque de Eventos da Fogueira, na Rua Alagoas, em Jateí-MS, sempre a partir das 19h.

Confira mais notícias na edição impressa do Jornal O Estado.

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *