Fernanda Montenegro acaba de fazer história no Brasil mais uma vez: ela foi imortalizada de vez na Academia Brasileira de Letras à cadeira de número 17.
A eleição aconteceu na tarde desta quinta-feira, 04 de novembro, e Fernanda recebeu a maioria absoluta dos votos, 32 de 34 totais, sendo que dois foram brancos. Por norma da ABL, ela não pode participar da cerimônia.
Por meio de seu perfil oficial no Instagram, a atriz celebrou a nomeação publicando um vídeo, além de exaltar a Academia na legenda do post.
A Academia Brasileira de Letras é um referencial cultural de 125 anos. Abrigou e abriga representantes que honram a diversidade da nossa criatividade em várias áreas. Vejo a academia como um espaço de resistência cultural. Agradeço a oportunidade”.
Já Marco Lucchesi, presidente da ABL, disse ao Splash UOL: “Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real”.
Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos, personagens, que marcaram gerações, passado, presente e futuro”, concluiu ele.