Centenas de pessoas enfrentaram a chuva na noite de domingo para ver fotos da Amazônia feitas pelo aclamado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, expostas na Basílica de São Francisco de Assis, na região italiana da Úmbria, e ter a chance de ouvi-lo falar sobre as ameaças enfrentadas pela região.
As imagens em preto e branco mostram povos nativos da Amazônia, enquanto músicas clássicas do compositor Heitor Villa-Lobos tocavam ao fundo, no que quase parecia um réquiem para as partes da Amazônia que já foram perdidas pelo desmatamento e pela mineração.
Dirigindo-se ao público, Salgado disse que aquele é “o modelo econômico predatório que está em todo lugar do mundo. Nosso sistema de agricultura, nosso sistema industrial, nosso sistema de consumo que causaram a destruição da Amazônia”.
O evento ocorreu na cidade de Assis na véspera de uma cúpula climática da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi um de muitos ao redor do mundo para atrair atenção às mudanças climáticas e a outras questões ambientais. (Reuters)