Campo Grande também sedia a 7ª etapa do Laço Comprido, com shows ao vivo
1ª Bienal do Livro de MS
Campo Grande, será palco da “Bienal Pantanal – 1ª Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul”, que acontece de 4 a 12 de outubro no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. Ao todo, serão mais de 70 atividades gratuitas, distribuídas em 108 horas de programação. A Bienal funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos finais de semana, das 10h às 22h.
Além das atrações tradicionais, como palestras, lançamentos e rodas de conversa, a Bienal traz duas importantes ações de fomento à produção literária local: o Concurso Literário Bienal Pantanal 2025, voltado aos estudantes da rede pública, e o Prêmio Tuiuiú de Literatura, que reconhece escritores sul-mato-grossenses.
A Bienal Pantanal estreia com nomes de destaque da cena cultural brasileira. No dia 4 de outubro, o cantor e violeiro Almir Sater faz um show solo, relembrando clássicos de sua carreira. No dia seguinte, 5 de outubro, o público acompanha a participação do historiador e comentarista Leandro Karnal. Já no dia 8, quem toma o palco é a escritora Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra a integrar a Academia Brasileira de Letras, reconhecida por sua produção literária e atuação como roteirista e dramaturga.
Além dos convidados principais, a programação inclui 23 conferências, com abordagens diversas distribuídas em 19 eixos temáticos. Haverá ainda seis palestras, um curso voltado à escrita criativa, oficinas de quadrinhos, apresentações musicais e a Mostra Curta Bienal, com a exibição de oito filmes. A proposta é ampliar o acesso à produção artística e estimular o diálogo entre literatura, imagem, palavra falada e música.

Autora Jussara – Foto: reprodução
Lançamento do livro “Caminhos – Mudando a Rota”
A escritora e terapeuta Jussara Mathos lança nesta sexta-feira (3), às 19h30, na Cia de Ideias (Rua dos Vendas, 288 – Vila Antônio Vendas), seu mais novo livro, “Caminhos – Mudando a Rota”. A data coincide com o período da Bienal, cuja atmosfera literária serviu de inspiração para a autora, embora o evento aconteça em espaço independente.
Apaixonada pela vida e pelo desenvolvimento humano, Jussara Mathos é formada e certificada em diversas áreas, entre elas PNL, Constelação Familiar, Coaching, Terapias Integrativas, Reiki, Astrologia e Numerologia. Ao longo da carreira, tem inspirado milhares de pessoas por meio de palestras, vivências, cursos e atendimentos individuais, sempre com foco em ajudar cada um a ressignificar dores e reencontrar o amor por si e pela vida.
“O amor é o único caminho capaz de restaurar a dor mais profunda da alma”, destaca a autora. Para ela, este livro é “um chamado, um sussurro para que o leitor pare, respire e se olhe de verdade”.
“Caminhos – Mudando a Rota” não se limita às páginas. A obra é acompanhada por um Caderno de Terapia Escrita, que guia o leitor em um inventário profundo de sua vida, explorando áreas como: saúde física e mental, Saúde emocional, Carreira e trabalho, Recursos financeiros, Relacionamentos familiares, de amizade e amorosos, propósito de vida, espiritualidade.
Segundo Jussara, a obra é um verdadeiro mergulho interior. “Este é um encontro com quem você é, com quem você foi… e com quem ainda pode se tornar”.
SEXTA-FEIRA (3)
Mostra Sesc de Cinema
A Mostra Sesc de Cinema, realizado no Sesc Teatro Prosa, uma das principais vitrines para o cinema independente brasileiro, chega à sua oitava edição reafirmando o compromisso com a valorização da produção audiovisual nacional. Nesta sexta-feira, o evento traz o eixo temático ‘Entre a Ficção e o Real’, com exibição de quatro curtas: ‘Flores na Máquina’, ‘Sebastian’, ‘Colar de Pérolas’ e ‘Metástase’, a partir das 19h. Já no sábado (4), é a vez do Panorama Infanto-Juvenil, às 16h, com o filme ‘Enigmas do Rolê’. As exibições são gratuitas.
Espetáculo ‘Três Mulheres Altas’
Nos dias 3, 4 e 5, Campo Grande recebe o espetáculo nacional ‘Três Mulheres Altas’, com Ana Rosa, Helena Ranaldi e Fernanda Nobre, no Teatro Glauce Rocha. Em cena, as atrizes interpretam três mulheres, batizadas pelo autor apenas pelas letras A, B e C. A mais velha, que já passou dos 90, está doente e embaralha memórias e acontecimentos, enquanto repassa a sua vida para a personagem B, apresentada como uma espécie de cuidadora ou dama de companhia. A mais jovem, C, é uma advogada responsável por administrar os bens e recursos da idosa, que não consegue mais lidar com as questões financeiras e burocráticas. Ingressos e horários disponíveis no Sympla.
7ª etapa do Laço Comprido
O Coliseu do Laço Comprido recebe este fim de semana a 7ª etapa, que começa na sexta-feira e segue até domingo, reunindo os apaixonados pelo esporte da tradição e da família sul-mato-grossense, além de shows com Teodoro e Sampaio, Diego e Victor Hugo, João Haroldo e Betinho e Julia e Rafaela. O evento tem entrada franca. O CLC fica na MS 010, saída para Rochedinho. A estrada é asfaltada até o Parque do Peão e quem for prestigiar a 7ª etapa do Laço Comprido e também visitar a estátua do Cantor João Carreiro.

7ª etapa do Laço Comprido – Foto: reprodução
Ju Souc Trio
Depois de passar por Campo Grande e Naviraí, o projeto “Ju Souc Trio” desembarca em Ponta Porã, terceira cidade a receber a circulação que percorre quatro municípios de Mato Grosso do Sul. O show será realizado nesta sexta-feira (3), às 19h30, na Feira Fronteira Criativa, nas dependências da Praça Pedro Manvailer, situada na Rua Antônio João esquina com a Rua Sete de Setembro, centro do município. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
SÁBADO (4)
Espetáculo ‘Fragmentada’
A Praça do Leão, no Parque Novos Estados, será tomada pelo circo neste sábado, a partir das 19h, com o espetáculo ‘Fragmentada’, da Cia Pisando Alto. A apresentação faz parte do projeto ‘Minha Praça é um Circo’, com Fran Corona e Moreno Mourão, que misturam cenas, reflexões, sonhos e desejos em número de circo. Serão quatro apresentações abertas ao público, sempre no primeiro sábado do mês. O projeto conta com intérprete de libras em todas as apresentações, além de rampas, piso tátil, assentos de concreto na praça e cadeiras para grupos prioritários. A Praça do Leão fica na Rua Marquês de Leão, esquina com a Rua Tabaúna, Parque Novos Estados.

Espetáculo Fragmentada – Foto: Antonio Lopes/Divulgação
“Elas ao Cello”
O projeto musical ‘Elas no Cello’ chega ao município de Inocência neste sábado, no Centro Cultural Lázara Lessonier, que fica na Av. Juracy Luís de Castro, s/n, Centro, às 19h30. Além de valorizar a presença feminina, o projeto busca democratizar o acesso à música erudita em cidades do interior. O repertório transita entre obras consagradas do repertório erudito, música brasileira e arranjos que exploram toda a versatilidade do violoncelo — um instrumento capaz de ser grave, leve, percussivo e melódico.

Elas ao Cello – Foto: reprodução
Feira Ziriguidum
Comemorando os 10 anos da Produza, a 26ª edição da Feira Ziriguidum, realiza na Praça do Preto Velho oficinas de breaking, skate e best trick para todas as idades, além de economia criativa, gastronomia e apresentações culturais com as bandas Flor de Pequi, Begét de Lucena, Theo TWK e para as crianças, Histórias da Caramuja. A feira funciona das 16h às 22h.
Ton Alves em Ponta Porã
Um dos nomes mais promissores da nova geração da música sul-mato-grossense, o cantor Ton Alves desembarca em Ponta Porã para apresentar um show especial na Fronteira Criativa. O evento tem entrada gratuita e será realizado na Praça Pedro Manvailler, neste sábado (04), a partir das 19h30, prometendo uma noite marcada por identidade, sofisticação e brasilidade. Sua música passeia com naturalidade por influências do R&B, soul, MPB e da música contemporânea brasileira, em uma sonoridade que constrói pontes entre tradição e inovação.

Ton Alves – Foto: reprodução
DOMINGO (5)
Churrasco Dançante
Domingo será dia de encontro com a fé, música e confraternização, a partir das 10h, com o Churrasco Dançante do Santuário Santo Antônio de Pádua, em Terenos. O evento acontecerá no Rancho Grote e terá com atrações musicais o tradicional Grupo Uirapuru e o cantor Lennon Macedo. O convite individual custa R$ 40,00 e crianças de até 10 anos não pagam. Toda a renda será revertida em prol da construção do Santuário Santo Antônio de Pádua, fortalecendo ainda mais a união da comunidade em torno deste projeto de fé e devoção.
Feira Borogodó
A 16ª edição da Feira Borogodó será especial Dia das Crianças! Das 9h às 15h, haverá aula de Skate Park e Parkour, teatro, espaço kids e pintura facial. Além da programação infantil e das atrações musicais, teremos “Diálogos Criativos” sobre gastronomia Vegana e workshop de “artesanato com fibra de bananeira. A feira é realizada na Praça Coophafé, rua das Garças, n.º 3.164.
Ita Center Park
Tradição e emoção é no Ita Center Park, que conta com uma seleção de brinquedos que agradam desde os amantes da adrenalina até quem prefere experiências mais tranquilas. Entre os destaques, estão o Ranger, o Bate-Bate, o Tobogã,; e o Crazy Dance, que combina música, movimento e emoção. Os ingressos têm preço inicial de R$ 15 e o horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 18h às 22h, e aos sábados e domingos, das 15h às 22h, no estacionamento do Shopping Campo Grande.
Por Carolina Rampi e Amanda Ferreira
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram
Leia mais
Casa de Cultura abre oficina de dramaturgia a partir do corpo