Espetáculo traz os olhos da Capital para Teatro

Revivendo este icônico espaço – pouco usado na Capital -, o Teatro de Arena Helena Meirelles (localizado no Parque dos Poderes) será palco da montagem 2019 do espetáculo “Cérebro Edgar”, nos dias 21 e 22, uma criação fruto de pesquisa do Grupo Teatral Falta Um e do ator e diretor Tero Queiroz, que na peça representa a figura do próprio homem à ser perturbado, que dá título à obra. Durante a apresentação realizada gratuitamente, a partir das 20h, haverá também exposição de artes feitas por Wesley Junior venda de cantina.

Desenvolvido por mais de três anos, a pesquisa dos atores envolvidos resulta em um drama psicológico que cava os sentimentos e motivações de uma pessoa, representando o cru e puro sentir humano. Na história, Edgar um homem apaixonado pelo dedão do pé, tem sua liberdade acorrentada e cadeada ao próprio pé. Sua esposa para mantê-lo longe desse “amor impossível”, esconde as chaves. Assim, o homem desolado resolve enfrentar seus medos e agonias fazendo uma visita ao próprio cérebro, lugar onde é cercado e aprisionado, por seus sentimentos e convicções religiosas, Edgar agora busca a liberdade enfrentando seu próprio pensamento.

“Por mais vezes que a gente retrate essa forma humana, impura, é sempre um choque como o espetáculo muda à nós mesmo. Desde a minha primeira montagem (segunda do espetáculo, que estreou em 2016), a loucura não foi a mesma todas as vezes em que subimos ao palco. Extraímos nossos medos, preocupações que nos atormentam enquanto atores e colocamos isso refletido em um só personagem em cima do palco”, explica Leo Ribeiro sobre a experiência de viver um dos sentimentos de Edgar.

Compondo o elenco encontram-se: Tero Queiroz, como Edgar (responsável pelo texto e direção do espetáculo); Leo Ribeiro, como Loucura; Alessandra Mathias, vivendo o Medo; Dalton Flores como A Felcidade; Hélio Ignácio, representando a Raiva; Igor Matheus, como Satanás; Nathalia Andrade vivenciando Coragem; e Triz Cindilla (responsável também pela maquiagem), como a apresentadora.

Contando com produção de Alyadna Freitas e apoio de Silvia e Elisangela Cerqueira, também Lizandra Moraes, a trilha sonora é assinada por Bruno TGB (Exclamação Sonora For Beats), e o espetáculo tem classificação indicativa “14 anos”.

Segundo informações do Grupo Teatral Falta Um, “Cérebro Edgar” como pesquisa percorreu com apresentações pelas praias cariocas do Rio de Janeiro; foi apresentado em ‘paço experimental’, no redondo da Universidade Uniderp – Matriz, em Campo Grande; na escola Sebastião Santana de Oliveira, em uma apresentação com elenco reduzido até sua grande estreia, em 16 de dezembro de 2018, no Teatral Grupo de Risco também na Capital, levando cerca de 115 pessoas para o espaço.

“Pra gente é muito importante, porquê além de o nosso grupo à estar reativando um espaço cultural da cidade, ajuda com o fato de que agora ele possa ser olhado de maneira diferente daqui pra frente pelos nossos poderes. Porquê na Capital existe uma carência quanto aos pontos que temos para apresentar. É uma vitória, também para a classe teatral que pode vir a ter no Teatro de Arena Helena Meirelles um novo espaço de Campo Grande usado para criação”, destaca Igor Matheus quanto à importância da apresentação nesse ambiente há tempos esquecido.

Como mensagem que instigue o interesse do público, Leo pontua dizendo que esse: “é um espetáculo inteiramente humano. Refletimos o que está não só no cérebro de boa parte da população. Seus desejos de posse, a insegurança do narcisismo e o confronto de vida e morte, que passam por todas as cabeças em alguns (ou vários) momentos do dia, estarão no palco e é impossível não se enxergar nessa montagem”.

De sua quarta montagem, Igor diferencia essa das demais: “não só pelo empenho do elenco, que sempre estamos passando por processo de transformação constante do espetáculo. Mas de diferente tem a maneira com os personagens tem se sobressaído diante das dificuldades de produção e criação que as vezes nos deparamos. Mas vejo que o interessante é buscarmos sempre fazer com que os personagens esteja em concordância com as pessoas. Trazendo reflexão principalmente nesse período onde a cultura vem sendo atacada e as pessoas estão dispersas com os sentimentos”.

SERVIÇO: Com entrada Gratuita, “Cérebro Edgar” será apresentado nos dias 21 e 22 de dezembro, ás 20 horas, na Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, s/n, no Parque dos Poderes em frente à TV Educativa. Informações no número (67) 99309-8172 na página do Grupo no Facebook ou no Instagram @teatralfaltaum.

(Texto: Marcelo Rezende)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *