Comemorado nesta sexta-feira (29), o Dia Nacional do Livro foi criado em comemoração à fundação da primeira biblioteca brasileira, e atualmente tem o objetivo de destacar a importância da leitura na vida das pessoas, por vários motivos: ampliação e transmissão de conhecimentos, enriquecimento cultural, diversão além do relaxamento.
Desde muito cedo a leitura está presente na vida das pessoas, nos últimos tempos o hábito se tornou ainda mais forte quando a pandemia chegou e isolou a população, foram nos livros que muitas pessoas encontraram conforto e se aprofundaram ainda mais em conhecimento.
Para o presidente da Academia sul-mato-grossense de Letras, escritor e publicitário, Henrique Alberto de Medeiros Filho, a leitura de livros influencia muito na vida de quem pratica, através dela as pessoas desenvolvem um melhor conhecimento literário como pessoal.
“Pela leitura a pessoa adquiri novas informações, consegue conhecer e viver em lugares que jamais imaginou estar, além de desenvolver autocrítica. É através da leitura que a gente consegue se comunicar melhor, viver melhor, exercer o humanismo e como falar de humanismo sem falar de sentimento, e onde se consegue ele? Com a leitura, com o exercer de ver, entender outras vidas que você não poderia viver e que você vive quando você entra, passeia e vaga dentro dos livros”, comentou.
Henrique indica para aqueles que praticaram a leitura e não se habituaram, que busque novos livros. “Existem infinitas histórias, inúmeros conteúdos, busque aquele que mais te interesse e chame a sua atenção, muitas vezes você apenas não se identificou na primeira tentativa, mas pode conhecer outros universos e mudar de vida”, finalizou.