De stand-up a orquestra indígena, eventos culturais movimentam MS

Festival Balaio Cultural – Todas as Tribos Em um Só Espaço - Foto: Assessoria/Divulgação
Festival Balaio Cultural – Todas as Tribos Em um Só Espaço - Foto: Assessoria/Divulgação

Shows, teatro, exposições, eventos gratuitos e experiências para todas as idades no fim de semana!

 

Stand-Up Caio Martins

Na sexta-feira, 17 de outubro, o Pub do Café Mostarda (Av. Afonso Pena, 3952, Centro) será palco do espetáculo Segredos Revelados, com o comediante e ilusionista Caio Martins. A noite começa às 19h com open house, e às 20h tem início o show, que promete misturar humor afiado, observações do cotidiano e números de mágica e ilusionismo que vão desafiar a lógica e surpreender o público. Quem esquenta o palco é Emerson Brito, com seu stand-up bem-humorado. Com entrada gratuita e lugares por ordem de chegada, o evento é ideal para quem quer dar boas risadas e se encantar com uma noite de mistério, truques e diversão no melhor clima de bar de Campo Grande.

Caio Martins – Stand-Up – Foto: Reprodução

Nini Dy Castro

Nini Dy Castro faz show de pré-lançamento do EP “Som que Sou” nesta sexta (17), às 21h, no Buteco do Miau (Av. José Nogueira Viêira, 1303, Tiradentes). Com ingressos a R$ 15, o show marca o início da carreira solo do músico campo-grandense, que traz releituras de composições autorais influentes e um repertório que mistura brasilidades com arranjos modernos. O EP oficial será lançado em 23 de novembro, no Shopping Bosque dos Ipês, durante apresentação do Raça Negra.

Nini dy Castro – Foto: Glenda Gabi/Divulgação

Espetáculo “Quem a mim nomeou o mundo?”

No dia 18 de outubro, com sessões às 16h e às 19h, o Sesc Teatro Prosa (Rua Anhanduí, 200, Centro) recebe a provocadora performance “Quem a mim nomeou o mundo?”. A obra propõe um mergulho nas questões de gênero por meio do corpo em cena, que investiga, provoca e questiona as palavras e discursos que moldam normas e subjetividades. Entre múltiplas vozes que aceitam, reagem e desafiam os binarismos, o espetáculo lança perguntas sobre as violências que atravessam corpos e identidades, em uma reflexão profunda sobre linguagem, poder e existência. Os ingressos estão disponíveis gratuitamente pelo Sympla.

Sexta-feira (17)

Lançamento “Educar ou Transformar, por que não os dois?

O livro “Educar ou Transformar, por que não os dois?” será lançado nesta sexta-feira (17), às 8h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Coordenada pelos professores Fernanda Bentasol e Gabriel Molina, a obra reúne textos de 16 autores especialistas em áreas como educação, psicologia e finanças, oferecendo um olhar humanizado sobre a educação. O livro destaca a importância da valorização dos professores, buscando promover a transformação tanto dos educadores quanto dos alunos por meio de conhecimentos que vão além do pedagógico, incluindo temas como educação financeira. Os coautores, de diversas cidades do estado, trazem perspectivas variadas que refletem suas realidades e expertises.

Sobreviver

O projeto ‘SOBREVIVER’ convida para um ato poético na sexta-feira, 17 de outubro, às 19h30, seguido por ensaios abertos nos dias 18 e 19, no Ateliê Cênico (Rua Joaquim Murtinho, 2204, Itanhangá Park). Essas ações fazem parte do processo de criação da peça teatral Carne Viva, que aborda temas como opressão de gênero, feminicídio e as múltiplas formas de resistência das mulheres. O público também pode contribuir enviando relatos para o projeto, por meio do link disponível na bio do Instagram @teatrocarneviva. Uma oportunidade para se envolver com a arte engajada e participativa.

Três Dias Respirando Capoeira Angola

De 17 a 19 de outubro, Campo Grande sedia o encontro “Três Dias Respirando Capoeira Angola”, na Chácara Santo Sossego, Estr. Nilson 2, 28 – Chácara dos Poderes. O evento reúne mestres e mestras de diversas regiões do país em oficinas, rodas, vivências e conversas sobre os fundamentos e a ancestralidade da Capoeira Angola. Com programação intensa ao longo dos três dias, a imersão é uma oportunidade única para conhecer e se aprofundar nessa arte afro-brasileira tradicional.

Festival Balaio Cultural

Nesta sexta-feira, 17 de outubro, às 19h, o Centro de Convenções de Anastácio (MS) recebe a abertura do Festival Balaio Cultural – Todas as Tribos em um Só Espaço. Com entrada gratuita, o evento reúne apresentações de dança, música, capoeira, balé e gastronomia, além de exposições de artesanato, fotografia, artes plásticas, livros sagrados e iconografia indígena. A abertura fica por conta da Orquestra Indígena Terena Teko Arandú, do Instituto RessoArte, destacando a riqueza das expressões culturais presentes no festival.

Sábado (18)

Espetáculo Atravessando Lugares

A programação infantil do Sesc Teatro Prosa traz, no dia 18 de outubro, às 16h, o espetáculo “Atravessando Lugares”, da Cia Mano a Mana (SP). Voltado para públicos de todas as idades, o espetáculo circense apresenta os personagens Mano, Mana e Mochila em uma travessia poética marcada por acrobacias, afeto e brincadeiras. Explorando espaços inusitados e misturando técnicas acrobáticas com elementos urbanos, sonoros e artesanais, a montagem convida o público a embarcar em uma jornada sensível e estética. O convite é claro: deixar que a arte atravesse os caminhos de cada um. A apresentação será no Sesc Teatro Prosa (Rua Anhanduí, 200) e os ingressos estão disponíveis gratuitamente pelo Sympla.

Atravessando lugares – Foto: Estudio Sarara Rodrigues/Divulgação

Exposição Passeio da Alma

A exposição Passeio da Alma, da artista Amanda Monteiro, está aberta ao público no Museu da Imagem e do Som (MIS), em Campo Grande, até o dia 31 de outubro. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada das 7h30 às 17h30, na Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Entre pinceladas vibrantes em amarelo, azul e vermelho, Amanda transforma momentos de sombras em luz, convidando o público a um verdadeiro passeio pela alma por meio de sua arte colorida e sensível.

Acelere a Solidariedade

Neste sábado, 18 de outubro, o estacionamento do Comper Itanhangá será palco da 3ª edição do Acelere a Solidariedade, evento promovido pela Confraria Apaixonados por Fusca e Derivados MS. Das 14h às 21h, o público poderá conferir uma exposição rotativa com 200 a 300 veículos antigos, além de atrações como mostra de miniaturas, apresentações musicais, sorteio de brindes, roda de tereré, espaço infantil com o Carretão da Alegria e plataforma de vídeo 360º. A entrada é gratuita, com sugestão de doação de 1 kg de alimento não perecível, destinado às ações do Instituto Hiltrudes Pereira. A atividade integra a programação do Grupo Pereira, que também realiza a Campanha Lenço Solidário, arrecadando acessórios para pacientes oncológicos nas lojas Comper e Fort Atacadista.

Acelere a Solidariedade – Foto: reprodução

Curral 67

O Curral 67 celebra seu primeiro ano de história com uma grande festa no dia 18 de outubro, a partir das 20h, no Gran Murano Buffet, Av. Mato Grosso, 5046. Para marcar a data, o evento traz ao palco atrações de peso do sertanejo: Patrícia e Adriana, Loubet, Sócrates e Matheus. Além dos shows, o público poderá aproveitar uma área gastronômica completa. A celebração reforça o compromisso do Curral em unir tradição, música e experiências acolhedoras em um ambiente familiar.

Loubet – Curral 67 – Foto: Assessoria/Divulgação

Domingo (19)

Cerrado Abierto

De 19 de outubro a 7 de novembro, Campo Grande recebe a 4ª edição do projeto Corpo, meio, língua, dentro da programação da Cerrado Abierto – 5ª Mostra de Danças Contemporâneas. A abertura acontece no dia 19, às 19h, na Plataforma Cultural, com festa da DJ Carla Ferraz (RJ) e o desfile performático Errar.Efeito. De 20 a 23, o espaço recebe ativações e performances de artistas de várias regiões do país, e os vestígios dessas ações compõem a exposição que segue até o dia 7/11. A programação inclui ainda debate no dia 22, às 9h, na Hámor Livraria, além de oficinas e residência artística. Mais informações e classificação indicativa no site www.cerradoabierto.com.br.

Feira Bosque da Paz

No dia 19 de outubro, a Feira Bosque da Paz, na Rua Kame Takaiassu (Carandá Bosque), promove o Bosque das Crianças, um dia inteiro de atividades gratuitas para toda a família. A programação começa às 9h com aula de pilates, contação de histórias, oficinas de pintura, recreação e atrações musicais. No palco principal, atividades infantis garantem a animação, e o destaque fica por conta do divertido Concurso de Cabelo Maluco, marcado para às 12h. Além disso, o evento reúne gastronomia, artesanato e empreendedorismo em um espaço acolhedor e cheio de boas energias.

Cia de Brincantes

Neste domingo, 19 de outubro, a Cia de Brincantes leva suas oficinas, cantigas de roda, contação de histórias e brincadeiras tradicionais às Furnas do Dionísio, em um encontro dedicado à primeira infância e seus familiares. A atividade, que começa às 9h, é gratuita e promove vivências lúdicas que resgatam a cultura popular e incentivam a convivência comunitária. O projeto é realizado pelo Ateliê Ramona Rodrigues, espaço coordenado pela arte-educadora e brincante Ramona Rodrigues, e tem passado por praças, feiras e parques levando alegria e aprendizado para bebês, crianças e adultos.

Cia de Brincantes – Foto: Assessoria/Divulgação

Domingueira PAQUERA

Neste domingo, 19 de outubro, a partir das 19h, o Ponto Bar (Rua Temístocles, 103 – Esplanada Ferroviária) recebe o evento PAQUERA, uma domingueira gratuita que celebra a cultura popular campo-grandense com pagode ao vivo, flashbacks e funk dos anos 2000. Inspirado nas tradicionais “paqueras de bairro”, o evento resgata o espírito das antigas rodas de samba e encontros de rua, agora reinterpretado no coração da cidade. No line-up: Grupo Simboraê, DJ Eltom Chattanooga e DJ TGB. Classificação: 18 anos.

 

Por Amanda Ferreira

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

A hora da verdade: quem matou Odete Roitman?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *