Cynthia e Abapuru serão apresentados em duas datas

Dissidentes

‘Projeto Dissidentes’ é um trabalho da companhia ‘Singulus’ de Campo Grande

O projeto ‘Dissidentes’, que foi lançado dia 11 de junho, graças ao financiamento da Lei Aldir Blanc, via FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) está de volta com a segunda apresentação dos espetáculos solos Cynthia, transmitido hoje, e Abapuru, que será transmitido no dia 15 de julho. 

Com ingresso a partir de R$17,50 é possível garantir presença na apresentação e também é possível ser apoiador e parceiro da nova companhia Singulus que acaba de nascer. Veja em https://www.sympla.com.br/ espetaculo-cynthia—projeto- -dissidentes__1258467

Sobre a Singulus

A ‘Singulus’ nasce da vontade de artistas independentes produzirem arte crítica, sensível e reflexiva, valorizando a singularidade e especificidade dos corpos presentes na cena. Trabalha com a interdisciplinaridade e as artes integradas, dança, teatro, música, performance, artes plásticas e visuais, e literatura; possui forte fundamentação no pensamento contemporâneo. Já produziu espetáculos como ‘Klausstrofóbico’, ‘Atemporal Videoarte’ e ‘Dissidentes’, seu próximo lançamento chama-se ‘Em Cerrado’. 

Sobre Dissidentes

Uma dissidência é o ato de discordar de uma política oficial, de um poder instituído ou de uma decisão coletiva. Os indivíduos e grupos que optam pela dissidência são denominados dissidentes. Muitas vezes, porém, ser diferente da maioria não é uma escolha e sim uma imposição da vida.

Herbert Cleveland é um homem de 31 anos, com 1,96 m de altura, e que, desde quando se entende por gente, vive limitações de acessibilidade e conforto por ser muito alto. O corpo grande – fora do padrão nacional – destoa, e pensar este corpo dançando é algo que não se formula imediatamente na imaginação. 

A sociedade o rotula como desengonçado, mas ele vai contra e prova que seu corpo consegue fazer o que bem quiser, inclusive dançar. Em 2016, começou a dar seus primeiros passos no projeto de dança de salão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. “Até 2019 dançava apenas dança de salão. Em 2020 entrei no grupo de acesso da Luminis Cia de Dança e, posteriormente, a fazer aulas de dança contemporânea com o Thiago Viégas, o qual me convidou para esse projeto em específico”, explica ele.

Mariana Calarge Nocetti, de 24 anos, é magra e com quase 1,80 m de altura, nunca sentiu nenhum tipo de impedimento por ser alta, mas também já foi tachada de desengonçada e desajeitada. “Por isso meus movimentos não parecem tão harmoniosos para o padrão”, comenta ela a respeito. Dançarina desde 2017, Mariana, assim como Herbert, compõe a dupla de solistas que se apresentam no projeto “Dissidentes”, e foi convidada por Thiago pela característica de um corpo de mulher magra. A obra aborda a temática dos corpos dissidentes sob a ótica da dança e é dirigida e produzida por Thiago Viégas.

“Por que um corpo masculino deve ser enaltecido por sua altura? O que existe de fascínio em ser alto? Como isso pode ser replicado a pessoas que não atingem este padrão sem observar o que decorre em um corpo nestas configurações? Este projeto busca trazer o questionamento de forma poética sobre os padrões de corpos eleitos pela sociedade como aceitáveis, belos e carregados de combinações de gêneros impostas aos indivíduos”, explica Thiago.

Este trabalho tem influência nos estudos de Christine Greiner em seus livros “O corpo em crise” e “Leituras do corpo” e que foi contemplado na primeira fase pela Lei Aldir Blanc, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Governo do Estado.

Sobre Thiago Viégas 

Ao todo já são treze prêmios e reconhecimentos já conquistados por Thiago Viégas. Além de artista independente/produtor cultural, é dançarino, cantor, ator e compositor. Graduando em Artes Cênicas (Teatro e Dança) pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), é filiado a ASMAE (Associação Sul-mato- -grossense de Arte-Educadores), integra a ‘Luminis CIA de Dança’, é professor de dança contemporânea e consciência corporal na ‘Luminis Escola de Dança’ e produz trabalhos autorais em audiovisual.

SERVIÇO

O espetáculo de dança Cynthia será transmitido hoje, às 21h e Abapuru no dia 15 de julho. Ambos serão apresentados online. Os ingressos a partir de R$17,50 garantem o acesso ao link das apresentações no YouTube. É possível e realizar a compra dos ingressos e também, colaborar com a Singulus através do link : https://www.sympla. com.br/espetaculo-cynthia— projeto-dissidentes__1258467 Mais informações no instagram @ thiagoviegas96

(Marcelo Rezende)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *