A ceia de Natal é um momento de união e celebração entre toda a família, incluindo os pets da casa. Se você tem um peludo, com certeza já se questionou como tornar esse momento mais agradável para ele também. Afinal, são muitas delícias à disposição que podem deixá-lo louco para tentar roubar um pedacinho ou outro. Mas você sabe o que cachorro pode comer na ceia de Natal? Muitos alimentos e preparos desta época
podem ser bem prejudiciais para os animais, podendo causar intoxicação e, em alguns casos, até matar o seu
animal. Nesse caso, o cuidado precisa ser redobrado.
O que cachorro não pode comer no Natal?
Alguns alimentos que os humanos amam são extremamente perigosos para os animais. Em todo o caso, o melhor é deixar esses preparos em uma altura que os cachorros não alcancem e ter bastante cuidado na hora
de servir. Veja algumas comidas proibidas:
Cachorro pode comer chocolate?
De jeito nenhum! O chocolate é, sem dúvidas, o pior alimento que o animal pode ingerir. No chocolate há
uma substância chamada teobromina, que pode causar muitos problemas nos peludos, como taquicardia, convulsões, crises alérgicas, aumento da pressão arterial e vômitos. Mantenha todas as sobremesas com chocolate longe do seu cachorro!
Rabanadas estão proibidas para o peludo
A rabanada é um alimento gorduroso, feito com leite e pão, e ainda finalizado com açúcar e canela. Apesar de amada pelos humanos, pode causar muitos problemas ao animal, inclusive prejudicar o funcionamento do pâncreas. Alimentos gordurosos, no geral, podem gerar uma inflamação chamada pancreatite.
Cachorro pode comer cebola?
A cebola possui um composto chamado tiossulfato, o que torna esse alimento altamente perigoso para
os cães. O mesmo vale para os derivados, como a cebolinha. Por isso jamais ofereça nada que tenha sido
preparado com a cebola. Ela pode causar danos em órgãos como o coração e os rins.
Panetone e chocotone só são liberados para humanos
Panetone e chocotone são clássicos das ceias natalinas que devem ficar bem longe dos cães. O primeiro tem
uva-passa na composição, uma fruta que pode causar problemas renais, e o outro tem chocolate, que como já falamos é bem tóxico para animais. Deixe essas sobremesas longe dos peludos!
Cachorro pode comer pão?
Não é bom oferecer pão ao seu peludo, embora isso seja bem comum. Esse alimento é feito com fermento, composto que pode causar problemas intestinais. Além disso, alguns estudos mostram que o consumo de pão pode deixar os pelos do animal mais fracos e ressecados.
Bebidas alcoólicas não podem ser oferecidas em nenhuma hipótese
Nunca ofereça bebida alcoólica para o seu cachorro. Além de não ser engraçado ver o animal bêbado, o álcool pode ser muito tóxico para o pet. O organismo do animal não absorve o teor alcoólico da bebida como o nosso, por isso o animal pode ficar intoxicado e até morrer.
Ossos da ceia devem ir pro lixo
Nem pense em dar os restos dos ossos da ceia de Natal para o seu peludo. Ossos cozidos podem se quebrar com facilidade na hora de serem ingeridos e podem perfurar o estômago e outros órgãos internos do pet. (Fonte: Patas da Casa). (Texto: Bruna Marques)