Com o intuito de comemorar os 24 anos do programa “Mostra Blues & Derivados o Museu da Imagem e do Som, por meio da Fundação da Cultura de Mato Grosso do Sul, exibe a partir de quarta-feira (2) três filmes com a temática do estilo musical.
O programa, transmitido pela FM Educativa 104,7, é apresentado pelo jornalista Clayton Sales que também será o responsável pela curadoria da mostra. Com formato de revista, Mostra Blues & Derivados é exibido aos sábados a partir das 17h.
Sales comenta que a proposta da programação conta com entrevistas, histórias e lançamentos de álbuns. “Nós falamos dos artistas, contamos histórias, fazemos entrevistas, falamos sobre o contexto que envolve o blues, a segregação racial nos Estados Unidos, o universo sentimental do Blues, tocamos músicas conectadas com sua história, falamos sobre lançamento de álbuns, shows, às vezes tem até música ao vivo no estúdio”.
A exibição dos filmes serão gratuitas a partir das 19h.
Confira a programação:
Quarta-feira (2), “The commitments – Loucos pela fama”. O filme é um drama musical que narra a história de um morador do subúrbio que sonha em ser empresário no ramo musical, a produção é baseada no romance do escritor irlandês Roddy Doyle.
Quinta-feira (3), “Feel Like Going Home”. O documentário traça a rota entre a África Ocidental e a região do Delta do rio Mississipi, no sul dos Estados Unidos, numa jornada guiada pelo guitarrista Corey Harris, mostrando as raízes e as primeiras canções do chamado Delta Blues, além de contar com depoimentos de artistas.
Sexta-feira (4), “Cadillac Records”. O drama biográfico conta a história de Leonard Chess, empresário polonês radicado nos Estados Unidos, que fundou a lendária gravadora Chess Records. O elenco tem Adrian Brody, Jeffrey Wright e Beyoncé Knowles.
(Jéssica Vitória com informações da Fundação de Cultura do MS)