Cia de Brincantes promove vivência cultural para crianças na Feira Ziriguidum

O projeto tem como
objetivo preservar as
tradições culturais
da primeira infância - Foto: Assessoria/Divulgação
O projeto tem como objetivo preservar as tradições culturais da primeira infância - Foto: Assessoria/Divulgação

Oficinas, cantigas e contação de histórias celebram a infância e cultura na Praça do Preto Velho

Dia de brincar é todos os dias! E a Cia de Brincantes segue com sua animada jornada de brincadeiras, confecção de brinquedos artesanais, cantigas de roda e muita diversão! Neste fim de semana, as atividades acontecem na Feira Ziriguidum, na Praça do Preto Velho, a partir das 16h30, com uma programação cheia de alegria e opções para todas as idades.

Nesta temporada, a Cia de Brincantes oferece oficinas de brinquedos artesanais, com reaproveitamento de materiais, além de brincadeiras tradicionais, cantigas de roda e contação de histórias com Ramona Rodrigues e Edu Brincante. As atividades, que começaram em setembro, se estendem até novembro, percorrendo praças, parques e feiras de Campo Grande e do distrito de Furnas do Dionísio, em Jaraguari, Mato Grosso do Sul.

O projeto tem como objetivo preservar as tradições culturais da primeira infância, levando experiências lúdicas para praças, parques e feiras, criando um espaço de convivência e socialização para bebês, crianças e suas famílias. As ações promovem um encontro entre as pessoas e fortalecem o vínculo entre as comunidades que frequentam esses espaços.

A realização do projeto é do Ateliê Ramona Rodrigues, um espaço multicultural e criativo coordenado pela arte-educadora, atriz, brincante, diretora e professora de teatro Ramona Rodrigues, que há 40 anos dedica seu trabalho ao público infantil. Através de eventos culturais como saraus, mostras de teatro, intervenções artísticas em escolas, praças e festivais, ela compartilha seu amor pela arte e pela educação.

Desde 2013, o projeto Cia de Brincantes busca resgatar as brincadeiras tradicionais da infância, utilizando brinquedos artesanais feitos com materiais reciclados, cantigas de roda e histórias. Nesta edição, a iniciativa conta com o apoio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Bebês também gostam de arte

No passado, bebês e crianças pequenas eram frequentemente excluídos da cultura e da arte, pois se acreditava que não tinham capacidade de compreender ou aprender. Essa visão ultrapassada foi superada. Hoje, em todo o Brasil, um movimento crescente de artistas está dedicado à arte para a primeira infância. “As crianças dessa faixa etária são extremamente potentes e criativas, explorando o mundo com seus cinco sentidos o tempo todo”, afirma Edu. Ele também ressalta que a arte e a cultura oferecem um vasto repertório de possibilidades que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento dessas crianças.

Edu também menciona que, devido a essa conexão cuidadosa com o público infantil, raramente há choro durante suas apresentações. Além disso, a experiência vai além da diversão imediata. Eventos como esse cria memórias afetivas entre as famílias durante a apresentação.

“Raramente vemos crianças chorando em nossos espetáculos, porque começamos a interação de uma maneira muito suave e gradual. Criamos um ambiente seguro, onde todos se sentem acolhidos. Trabalhamos com muito respeito, buscando que os bebês e as crianças se sintam sempre confortáveis e bem cuidados”, diz ele.

Através da brincadeira, as crianças exploram o mundo ao seu redor, conhecendo a si mesmas, aos outros e se conectando com o universo cultural brasileiro. O trabalho de Edu Brincante e Caramuja tem o objetivo de apresentar a cultura brasileira desde muito cedo, permitindo que os pequenos, de forma gradual, se aproximem do legado cultural do país. O foco, no entanto, não está no entendimento imediato, mas na vivência e no acesso à arte e cultura, reconhecendo que esse contato é um direito fundamental de todo ser humano.

“A brincadeira, o ouvir histórias, cantar e dançar, auxiliam no desenvolvimento da coordenação motora, da linguagem e da socialização. Conforme o crescimento das crianças, elas vão entendendo melhor, mas o foco principal, inicialmente, não é o entendimento completo. O objetivo para essa faixa etária é, de fato, vivenciar as experiências de forma presente, oportunizando o acesso à arte e à cultura desde cedo, pois isso é um direito fundamental de todo ser humano”, destaca Edu.

Especialistas

Em entrevista ao jornal O Estado, a psicóloga clínica de crianças e adolescentes, Dannielly Castro dos Santos Motti, reforçou a importância da música e das brincadeiras para bebês e crianças. “Brincar é uma parte fundamental do desenvolvimento infantil. As brincadeiras ajudam bebês e crianças a aprenderem sobre o mundo, desenvolverem habilidades essenciais e se expressarem de maneira saudável”, explicou.

A especialista destaca algumas razões pelas quais as brincadeiras são importantes na primeira infância: desenvolvimento cognitivo, físico, social e emocional, estímulo à criatividade e imaginação e aprendizado linguístico. “As brincadeiras e a música são essenciais para o desenvolvimento holístico dos bebês e crianças. Incentivar e proporcionar diversas oportunidades de brincar é fundamental para um desenvolvimento saudável e equilibrado”, finalizou a psicóloga.

“A introdução da música para crianças traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento de outras linguagens. Seja ouvindo ou interagindo, batucando e cantando, a criança estimula conexões mentais com mais facilidade, fica mais concentrada, comunica-se melhor e aprende a socializar”, finaliza a psicoterapeuta Thaís Marcela. (Com assessoria)

Serviço: As atividades da Cia de Brincantes acontecem neste sábado, 2 de novembro, a partir das 16h30, na Feira Ziriguidum, na Praça do Preto Velho, em Campo Grande (MS). Mais informações estão disponíveis nos perfis @ciadebrincantes e @atelieramonarodrigues.

Por Carolina Rampi e Amanda Ferreira

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *