Cia Barra da Saia’ transforma Orla Morena em bloco inclusivo para mamães e crianças

Fotos: Arquivo pessoal do bloco
Fotos: Arquivo pessoal do bloco

O brilho, a alegria e a folia estão de volta na Orla Morena de Campo Grande, com a segunda edição do bloco ‘ Barra da Saia’, que já promove neste domingo, 1º de fevereiro, um esquenta com quebra-torto, orquestra e Mistura das Minas. A saída oficial do bloco será no dia 16 de fevereiro, na segunda-feira, antecedendo o feriado.

Para o jornal O Estado, a organizadora e idealizadora do bloco, Angela Montealvão, explica que o ‘Saia para Cuidar: afeto para a Orla e ensaio para o Carnaval’ irá promover um rito de “cuidado e afeto” na orla, unido o bloco com a comunidade, além de servir com ensaio para o lançamento da festa em fevereiro.

“Será uma intervenção cultural, ambiental e comunitária realizada em um dos espaços públicos mais simbólicos de Campo Grande”, explicou. A ação é promovida em parceria com Coletivo Elas Podem, a Deputada Federal Camila Jara, Associação dos moradores do bairro Cabreúva, e mandatos dos vereadores Luiza Ribeiro e Jean Ferreira.

A ação contempla pequenos reparos de pintura comunitária, plantio de mudas ornamentais e árvores de pequeno porte aliados a programação cultural da Cia Barra da Saia, com banda de percussão e sopro, show da Mistura das Minas, além de uma abertura simbólica com a partilha do quebra-torto como rito de início da atividade.

Com o total de 12 horas de duração, o evento inicia às 8h com abertura composta por atrações culturais variadas e quebra torto; em seguida, entre as 9h às 16h, é a vez das atividades de manutenção e reparo, acompanhados de DJ e atividades de recreação para as crianças, suporte de água e alimentação para trabalhadores e voluntários.

A partir das 16h começa a entrega do trabalho realizado, com ensaio da Banda de percussão e show de Mistura das Minas as 18h, com término as 20h.

O projeto promove a integração direta com moradores da região por meio da associação dos moradores do bairro Cabreúva, dos comerciantes locais e fortalece a cultura popular, e integração comunitária, a ocupação qualificada dos espaços públicos e estimula o cuidado ambiental.

“A Orquestra própria do bloco vem maior em relação ao ano passado. De 30 para 40 integrantes, mantendo o caráter popular ‘pé no chão’ sem uso de trios elétricos, e contato direto com foliões”, diz a organizadora.

O bloco

A Cia Barra da Saia nasce como um brinde a resistência e belezura feminina, e tem como grande diferencial sua identidade cultural. Toda a programação do bloquinho será dedicada à cultura popular, valorizando a musicalidade dançante das fronteiras da América Latina.

Conforme Angela, Campo Grande já possui um Carnaval de rua consolidado, com blocos diversos e que trazem multiplicidade cultural. Entretanto, ela sentia que os eventos careciam de espaços voltados para mulheres, crianças e famílias, prezando pela segurança. “Em uma cidade marcada por altos índices de violência doméstica e violência contra a mulher, torna-se essencial a existência de manifestações culturais populares, mais especificamente o carnaval de rua, que reforcem o papel da mulher como protagonista”

Foi nesse contexto que, em 2025, nasceu a Cia Barra da Saia, como uma resposta esteticamente rica a essa necessidade. Um bloco de carnaval de rua que une tradição e inovação que resgata o espírito dos antigos cortejos populares e celebra a força da mulher através da arte.

Diferencial

No dia 16, o bloco promove por volta de 7h de evento, com cortejo cênico com abertura da grande saia de mais de dez metros de diâmetro, símbolo do bloco. Além disso, haverá banda infantil de cantigas populares.

Outro destaque especial do bloco é o espaço ‘Barra da Mãe’, uma área dedicada às mulheres responsáveis por crianças pequenas, garantindo suporte e segurança para que estas mulheres e suas crianças possam aproveitar o carnaval de rua com tranquilidade e muita belezura e garantia do direito da infância ao carnaval de rua.

No ano passado, Angela criou o bloco ‘na cara e na coragem’, e foi completamente acolhida pela comunidade. “Me arrepio de lembrar, foi uma recepção além do planejado. E nesse ano isso se concretiza com a coprodução de mais coletivos, como o Elas Podem e também com apoios institucionais, que reconheceram a relevância do bloquinho e estão destinando investimentos apesar da Cia não estar inserida na ABC. O público está muito afetuoso pelas redes sociais e também pelas ações de divulgação que fazemos ‘corpo a corpo’ na orla morena ao longo destes dias”, destacou.

Serviço: O Bloco Companhia Barra da Saia será realizado no dia 16 de fevereiro, segunda-feira de carnaval, a partir das 15h. A concentração será no Palco da Orla, com percurso itinerante e dispersão na Conveniência do Gibinha. Para mais informações, acompanhe as redes sociais @ciabarradasaia.

 

Por Carolina Rampi

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *