Evento literário segue até 12 de outubro com palestras, oficinas, filmes e apresentações culturais
A Bienal Pantanal – I Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul segue movimentando o público no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande. Na segunda-feira (6), a palestra do escritor Itamar Vieira Júnior encheu o auditório Manoel de Barros e terminou com uma fila de autógrafos que se estendeu por quase três horas, sinal do entusiasmo dos leitores que acompanharam a programação.
O encontro teve mediação da professora Maria Adélia Menegazzo e fez parte do eixo Territórios, Culturas e Geopolíticas, com o tema “Rascunhos de pássaros – A literatura, o mundo e o leitor”. O público, estimado em cerca de 750 pessoas, participou de perguntas e registros com o autor, conhecido por obras como Torto Arado e Salvar o fogo.

Foto: Roger Medeiros
Na manhã desta terça-feira (7), o evento manteve o ritmo intenso, com a chegada de caravanas de estudantes da Capital e interior. Por volta das 8h, cinco ônibus trouxeram mais de 200 alunos para participar das programações do evento. Entre elas, a Batalha da Leste, com os artistas Corvalan, CJ, Ujhony e Koda, com a oficina “Ritmo e Poesia”, que apresentou noções de rima e improviso.
A programação desta terça inclui ainda, às 14h30, a exibição do curta-metragem O Formoso, de Roberto Leite, na Mostra Curta

Foto: Roger Medeiros
Bienal. Às 15h15, o Slam Plural – Sol e Benedita conduz uma oficina de poesia e colagem poética.
À tarde, às 16h, a conferencista Gysélle Saddi Tannous, presidente da Associação Pestalozzi de Campo Grande, participa do debate “Vozes em conflito: ética, liberdade e intolerâncias”, mediado por Felipe Sampaio.
O encerramento do dia, às 19h, traz o tema “Literatura e Folclore – Elementos afirmativos de uma identidade nacional e regional”, com Marlei Sigrist e Ana Bernardelli, sob mediação de Raquel Anderson.
Com 129 atividades em 108 horas de programação, a Bienal Pantanal reúne autores, editoras e artistas em um espaço de acesso gratuito e voltado à formação de leitores. São 20 mil títulos disponíveis de 200 editoras, além de apresentações de teatro, música, dança e gastronomia. O evento continua até 12 de outubro, com entrada livre para todos os públicos.
/