Bienal Pantanal encerra 1ª edição com mais de 45 mil visitantes e já tem data marcada para 2027

Foto: Divulgação/Dafne Alana
Foto: Divulgação/Dafne Alana

Com 129 atrações e 70 toneladas de livros, evento se consolidou como um novo marco de MS

Em nove dias de programação, a Bienal Pantanal superou as expectativas e reuniu mais de 45 mil pessoas em Campo Grande, consolidando como um dos maiores eventos literários já realizados em Mato Grosso do Sul. A segunda edição já tem data definida: será entre os dias 3 e 12 de outubro de 2027.

A agenda cultural e literária contou com mais de 100 horas de atividades, distribuídas em 129 atrações, que envolveram literatura, música, teatro, dança e gastronomia típica. O público pôde explorar cerca de 20 mil títulos, ofertados por 200 editoras e 24 expositores, totalizando aproximadamente 70 toneladas de livros.

No encerramento, realizado no Dia das Crianças (12), a programação teve foco nas famílias e nas apresentações infantis. O público lotou as sessões do espetáculo “Vida de Mamulengo” e do projeto “Criançeiras”, de Márcio de Camillo, que transformou poemas de Manoel de Barros em canções. Juntas, as duas atrações reuniram mais de 2 mil pessoas.

Além da programação cultural, a Bienal também premiou talentos da literatura sul-mato-grossense. Autores, escritoras e estudantes participaram do Prêmio Tuiuiú de Literatura Sul-Mato-Grossense, que reconheceu obras nas categorias conto/crônica, infantil/infantojuvenil, poesia e romance. Também foram realizados concursos voltados ao Ensino Médio e Ensino Fundamental, com disputas nas categorias conto, crônica, poesia e HQ, valorizando a produção literária estudantil e o incentivo à escrita desde cedo.

Para Carlos Porto, diretor-administrativo do Instituto Ìmòlé, a Bienal do Pantanal marca uma nova fase cultural no Estado. “A Bienal é um espaço onde o livro é o principal ator. As pessoas estão vindo para ver o que está acontecendo aqui, participar das palestras e mergulhar nesse universo”, afirmou.

Com a proposta de alternar grandes eventos literários no calendário sul-mato-grossense, a Bienal do Pantanal será realizada a cada dois anos, intercalando com a Feira Literária de Bonito (Flib), que fará 10 anos em 2026.

*Com colaboração de Amanda Ferreira

/

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *