A sul-matogrossense Mariane Balta Andrade foi eleita a mulher plus mais linda do mundo

Divulgação
Divulgação

A mulher mais linda do mundo plus size é sul-mato-grossense. Mariane Balta Andrade, 35, recebeu o título no concurso Curvy Queen Universe, nesta semana, em Punta Cana, República Dominicana. A médica-veterinária que começou a modelar há um ano ficou surpresa ao receber a faixa.

“Eu não esperava a vitória de forma alguma, principalmente porque sempre têm as favoritas da casa, que eram dos países próximos. Eu e as outras três meninas brasileiras só estávamos torcendo para trazer o título para o Brasil, não importava quem ganhasse”, contou a miss.

Mariane recebeu o convite para participar do concurso internacional após vencer o Miss Brasil que aconteceu em janeiro de forma virtual, por conta da pandemia da COVID-19.

Durante o concurso, a campograndense passou por diversas etapas e eliminações. Foram necessários sete figurinos diferentes: traje típico, de gala, de banho, para a entrevista, para a final, entre outros. O grande destaque de Mariane foi em sua apresentação com o traje típico quando quis levar sua regionalidade representando o Pantanal.

“Quis homenagear meu Estado e mostrá-lo para o mundo, já que não somos da parte central do Brasil e não somos tão vistos. Me dediquei no figurino e em tentar mostrar aos jurados a nossa força”, conta.

Para se sair bem na apresentação que planejou, Mariane fez aulas de berrante, o que chamou ainda mais atenção e a ajudou a trazer a faixa para casa.

Além de representar o Brasil no exterior, a sul-mato-grossense acredita que com a vitória pode atrair a atenção de mais meninas e mulheres e mostrar a importância da autoaceitação. “Desde o concurso, venho recebendo cada vez mais mensagens de meninas plus dizendo que eu estou as ajudando a se aceitarem e isso é o mais importante de tudo”, destaca.

Hoje, Mariane tenta ser a voz de meninas que não aceitam o próprio corpo por estar fora dos padrões impostos pela sociedade. Gordinha desde criança, teve o privilégio de crescer em um ambiente onde se sentia aceita por ser quem era, e não se enxergava como um problema. Mas, no fim da faculdade, a pressão estética a fez querer emagrecer.

“Queria estar magra para minha formatura. Cheguei a perder quase 30 quilos e achei que quando emagrecesse seria mais feliz, mas isso não aconteceu. Entendi que magreza não quer dizer nada se você não está bem com você mesma”, relembra a miss.

O processo de autoaceitação de Mariane foi grande, mas, hoje, com 35 anos, 1,75 metro e 98 quilos foi eleita a mulher gorda mais linda do mundo. “Essa vitória é tão grandiosa que parece que estou vivendo um sonho, que estou assistindo a um filme e a protagonista sou eu, mas a ficha ainda não caiu. É maravilhoso poder levar essa coroa para o nosso país, para o nosso estado e incentivar cada vez mais as meninas plus a se aceitarem e amarem seus corpos”, comenta Mariane.

Quando mais nova, a miss sofreu bullying, mas conta que tentava não dar ouvidos, se amar e se fortalecer. “Hoje, tento representar as meninas plus, pois quando eu era mais nova não tinha essa referência. É um processo diário, mas quero ajudar cada vez mais meninas gordas a se sentirem lindas e empoderadas.”

Além de Miss Curvy Queen Universe, Mariane é mãe e esposa, de onde tira muita força e todo o apoio necessário para conciliar a vida com a família, a de veterinária e a de modelo. Adriano Gomes, 30, marido de Mariane, é o fotógrafo pessoal e seu maior fã. “O que mais me dá orgulho é a garra e persistência que ela tem, mesmo com todas as funções do dia a dia, ela se dedica com muito foco. Não foi fácil essa jornada toda, desde o Miss MS até o Miss Universo, ela não parou nenhum minuto”, enfatiza Adriano.

Com filha pequena em casa, a Valentina, 4, Mariane tenta, desde cedo, mostrar como é importante as mulheres amarem seus corpos independente do que a mídia diz que se deve parecer. “Sempre digo a ela: ‘A mamãe só é Miss Brasil porque é gordinha’, e agora falo: ‘A mamãe é a mulher mais bonita do mundo porque é gordinha’”, finaliza.

Texto: Ellen Prudente

Veja também: https://oestadoonline.com.br/para-o-dia-das-maes-capital-tera-toque-de-recolher-a-partir-das-22-horas-durante-cinco-dias/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *