Minijardins viram opção para quem quer ficar próximo da natureza

O jardim em versão reduzida também tem atraído olhares por ser econômico e exigir menos cuidado

Ter um jardim em casa, para algumas pessoas, pode parecer impossível, devido ao pouco tempo disponível ou a falta de espaço no quintal. Os minijardins são uma opção prática para solucionar esse problema, por ser algo minimalista, fácil de cuidar e caber em qualquer lugar, além de transmitirem delicadeza e decorar diferentes ambientes do lar.

Esse produto pode ser composto por plantas pequenas, como suculentas e cactos dos mais variados aspectos, tons de cores e formatos de folhas. Além da pouca exigência que esse tipo de planta oferece, o produto pode ser personalizado de acordo com o gosto de quem busca praticidade em levar a natureza para dentro de casa.

Inovando o ambiente

A Indie Artes e Decorações está no ramo há 4 anos e explica que, a base de todo trabalho é o cimento e a massa de modelagem. “Nosso trabalho é focado no cimento, desde a base da bacia ou do vaso, onde o arranjo é montado. As ‘casinhas’, cogumelos, joaninhas e outros enfeites também são moldados a mão e feitos com uma massa de modelagem desenvolvido por nós”, explica, Emília Henning, uma das responsáveis pelo ateliê.

“Montamos os minijardins com cactos e suculentas, basicamente, que são plantas fáceis de cuidar e que não exigem muita manutenção e atenção do cliente”, completa.

A ideia de fabricar esse tipo de artesanato surgiu de uma crise financeira que Emília e o marido, Wellington Guimarães, estavam passando naquele tempo. “Como eu, Emília, já tinha uma grande coleção de cactos e suculentas, tive a ideia de fazer alguns vasos e minijardins em cimento. Depois de prontos, postamos as fotos em um grupo privado do nosso bairro e imediatamente obtivemos respostas de vários interessados em comprar e no mesmo dia vendemos todos. Então, resolvemos continuar a ideia e aprimorar o serviço”, conta.

Ana Letícia dos Santos, de 26 anos, tem uma mini coleção desses jardins, com aproximadamente sete ‘vasinhos’. Para ela, é uma sensação de paz e de proximidade com a natureza. “Eu acho algo muito delicado, que traz aconchego para qualquer ambiente da casa. Além de que não tenho tempo disponível para cuidar, por isso optei por esse tipo de jardim e me ajudou bastante”.

Decoração

Cultivar um jardim em versão reduzida é mais fácil do que parece, com objetos econômicos e que são facilmente encontrados.

O que pode ser usado, por exemplo, são pneus velhos, bacias, recipientes de vidro ou vaso que sirva para acomodar o minijardim. A partir disso, a pessoa pode decorar como preferir, usando cascalhos, carvão vegetal triturado, pedras, gramas e objetos decorativos do próprio gosto.

A proprietária da Indie conta que os detalhes minimalistas, – passarelas, calçadas, casas, bichos e as plantas -, chamam a atenção do público.

Passo a passo:

1 – Limpe o recipiente;

2- Escolha o fundo;

3- Escolha as espécies de plantas;

4- Ao plantar, é importante fazer furos em baixo do recipiente para a água sair;

5- Experimente cenários;

6- Enfeite com miniaturas;

7 – Por fim, aposte na sua criatividade.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *