Arroz com pequi, puchero, saltenha e muitas outras delícias estarão reunidas para o 1º Festival da Culinária Sul-Mato-Grossense, realizado entre os dias 10 e 12 de outubro, bem no feriado, no Shopping Bosque dos Ipês, de forma gratuita. O evento pretende reunir sabor, cultura e tradição em um só lugar, com shows ao vivo e estantes de artesanato.
O festival celebra a rica diversidade gastronômica de Mato Grosso do Sul, oferecendo ao público a oportunidade de experimentar pratos típicos que representam a identidade e os sabores da região. Entre as delícias estarão presentes clássicos como o arroz carreteiro, sobá pantaneiro, frango com pequi, puchero, saltenha, espetinho, sarrabulho, além de outras iguarias tradicionais que fazem parte da mesa e do coração do povo de MS.
A iniciativa do festival é da ACVV-MS (Associação Cultural dos Violeiros e Violeiras do Estado de Mato Grosso do Sul), com Shopping Bosque dos Ipês, Prefeitura de Campo Grande e Governo Estadual.
Comida afetiva
Além da gastronomia, o evento contará com programação cultural, promovendo um ambiente de convivência, lazer e valorização das tradições locais. Para o jornal O Estado, o presidente da ACVV-MS, Anderson Alvarenga, explica que o festival nasceu do desejo da associação de ampliar o alcance das ações culturais “conectando a música caipira e regional com os sabores e tradições gastronômicas que formam a alma do nosso povo”, disse. “A ideia surgiu a partir das rodas de viola realizadas nos municípios, onde sempre havia a presença marcante da culinária típica. Assim, o evento representa para a ACVV-MS uma forma de unir cultura, música e gastronomia, valorizando o que temos de mais genuíno: a identidade sul-mato-grossense”, complementa.
De influências indígenas, paraguaias, pantaneiras e de imigrações e migrações, Mato Grosso do Sul possui uma culinária marcada pela mistura. O presidente ressalta que o festival foi pensado para refletir toda a pluralidade de sabores e tradições existentes no nosso Estado.
“Reunimos cozinheiros, artesãos e expositores que trazem receitas e saberes herdados de diferentes origens – da chipa paraguaia ao sobá, do arroz carreteiro pantaneiro à galinhada caipira. Cada prato conta uma história e representa um pedaço do mosaico cultural que forma Mato Grosso do Sul. Dessa forma, o evento se torna um espaço de integração e reconhecimento, onde as influências se misturam em harmonia, celebrando a riqueza do nosso povo”.
“A comida é um símbolo vivo da memória coletiva. Cada receita tradicional guarda um pedacinho da história de famílias, comunidades e povos que ajudaram a construir o Mato Grosso do Sul. Ao preparar e compartilhar esses pratos, mantemos viva a lembrança dos antepassados, o sabor da convivência familiar e o sentimento de pertencimento. A culinária, assim como a música, é uma forma de contar histórias — e o Festival da Culinária Sul-Mato-Grossense é o palco onde essas histórias ganham vida novamente”, completa o presidente
Programação
Reconhecida pelas ações culturais voltadas a música, Anderson destaca que expandir o trabalho da associação para a gastronomia foi uma passo natural. “A música e a comida caminham juntas nas tradições populares: ambas reúnem pessoas, despertam emoções e preservam memórias. A ACVV-MS entendeu que promover a culinária regional é também promover cultura. Através desse festival, ampliamos nosso papel como entidade cultural, oferecendo um palco para artistas, cozinheiros e artesãos que carregam o mesmo propósito: valorizar as raízes e fortalecer a identidade do Mato Grosso do Sul”.
Com shows de Heloá Nantes, Regiane Martins, Corpo Musical da PMMS, o evento terá duplas regionais, grupos de dança, além de artesanato e manifestações populares. O festival também possui carácter solidário, com arrecadação de vestuário e alimentos que serão destinados ao FAC (Fundo de Apoio à Comunidade).
“Nossas expectativas são muito positivas. Atualmente, os eventos da ACVV-MS já estão em votação para inclusão no calendário cultural municipal, incluindo o Encontro Nacional de Violeiros e Violeiras do Estado de Mato Grosso do Sul, que será realizado de 12 a 14 de dezembro de 2025, em Campo Grande–MS. A votação já demonstra apoio expressivo, o que reforça a força e a importância de nossas ações. Com essa conquista, acreditamos que o Festival da Culinária Sul-Mato-Grossense também poderá integrar o calendário oficial a partir de 2026, tornando-se um evento fixo e tradicional da capital.
Serviço: O Festival da Culinária Sul-Mato-Grossense acontece no estacionamento do shopping, no acesso A, a partir das 18h e terá entrada gratuita. O Shopping Bosque dos Ipês fica na avenida Cônsul Assaf Trad, 4796, Novos Estados. Mais informações pelo telefone (67) 3004-5555 ou pelo site bosquedosipes.com. Siga a página do shopping nas redes sociais @bosquedosipes e fique por dentro de todas as novidades.
Por Carolina Rampi
Acesse as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.