Suinocultura cresce 16,5% no MS

Foto: CNA
Foto: CNA

Segundo dados divulgados pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a suinocultura em Mato Grosso do Sul apresentou um crescimento de 16,5% no primeiro trimestre de 2022. O número de abates registrados chegou a 715,1 mil neste ano, contra 615,7 mil em 2021.

Apesar do número de abates estar crescendo, a menor remuneração pelo suíno vivo traz redução do poder de compra para produtores rurais independentes, e perde a relação de troca com insumos para o sistema produtivo. “Para auxiliar os produtores rurais, a nova vertente da ATeG Suinocultura está atendendo os produtores independentes de Mato Grosso do Sul, tanto na gestão quanto na área técnica, também para amparar nos momentos de maiores dificuldades”, comentou o gerente técnico da Iagro, José Pádua.

A comercialização para outros países é outro ponto negativo, pois sofreu retração e caiu em alto percentual. O volume de exportações foi 35% menor no primeiro trimestre desse ano, se compararmos ao mesmo período do ano anterior. Essa queda está relacionada à retomada de produção da China, que segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), irá produzir cerca de 51 milhões de toneladas de carne suína em 2022.  “O aumento de abates no estado e a diminuição da exportação também comprovam que a carne suína produzida no estado tem sido destinada ao mercado interno”, comentou o gerente da Iagro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *