A produção brasileira de grãos deve atingir um total de 269,3 milhões de toneladas, representando um aumento de 5,4% ,ou 13,8 milhões de toneladas superior à obtida na safra de 2020/2021, segundo dados do Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) divulgados hoje (07).
Entretanto, em relação com a primeira estimativa para a safra atual, houve uma redução de 6,7% ou 19,3 milhões de toneladas por conta das condições climáticas registradas nos estados das regiões Sul e em Mato Grosso do Sul, locais onde ocorreram as maiores perdas na produção de soja e milho.
Segundo o levantamento realizado na terceira semana de março, a área colhida de soja alcançou 75,8%. As boas condições climáticas no período ajudaram a recuperar uma parcela das lavouras que foram semeadas tardiamente nas regiões Sul e em Mato Grosso do Sul. O estado é um dos mais atingidos pelo déficit hídrico de novembro e dezembro de 2021.
As perdas poderiam ser maiores mas, houve um crescimento de 4,4% de área plantada se comparada a safra dos anos anteriores, o que equivale a 72,9 milhões de hectares. Os maiores crescimentos foram na soja com 1,6 milhões de hectares (4,1%) e no milho, com 1,3 milhões de hectares (6,5%).