A suspensão dos abates bovinos brasileiros teve destaque na reunião da Unale em Campo Grande, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, afirmou que o ministério trabalha agora para levantar a suspensão dos abates. A decisão da ministra vem após o Brasil já estar liberado para exportar carnes de animais que já tinham sido abatidos até a data de 3 de setembro de 2021.
“As exportações de carne bovina, foram afetadas pelo bloqueio no início do mês [novembro], porém já anunciaram o desbloqueio das carnes que estavam em containers prontos para serem exportados até a data de 3 de setembro de 2021, isso vai fazer com que esse estoque seja colocado na china e agora nós trabalhamos no ministério da agricultura, para que seja levantado a suspensão sobre os abates, coisa que ainda não aconteceu”, afirmou.
Ainda segundo a titular da pasta, a taxa de câmbio em níveis elevados incentivou as exportações brasileiras, porém afetou também os custos de produção agrícola. “Nós temos os dois lados da moeda é bom exportar, sim, mas também quando o câmbio está alto temos a volta dos preços dos insumos que entraram para essa safra muito mais altos do que na safra anterior, isso afeta particularmente as culturas voltadas para o mercado interno”. finalizou.