Mato Grosso do Sul está entre os oito estados em que a retomada de plantas frigoríficas foi autorizada pelo governo de Moscou, ao todo são 16 plantas distribuídas pelos estados habilitados. Em todo o país, somente de carne bovina são sete, oito para suínos e uma para aves e suínos. Todas as plantas já haviam sido habilitadas, mas foram suspensas desde 2017, devido à detecção de ractopamina em produtos do Brasil.
Ao todo, as unidades da federação que estão inclusas são Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O resultado veio após a reunião da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), Sergey Dankvert.
De acordo com o MAPA, com a retomada das exportações desses frigoríficos, o Brasil passa hoje a ter habilitados para o mercado russo 19 estabelecimentos de carne bovina, 14 de carne suína e 29 de carne de aves, além de 26 de lácteos.