A Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) está realizando diversas ações para o controle de raiva neste primeiro trimestre de 2022. Já foram 1.515 propriedades visitadas e 362 morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) capturados. Essas ações visam controlar e prevenir a transmissão de raiva no meio rural.
A equipe da Iagro de Naviraí visitou as cidades de Eldorado, Naviraí, Iguatemi, Caarapó, Juti e Mundo novo, indo a 223 propriedades e vistoriou 76 abrigos de morcegos, fazendo a captura de 125 animais. A ação nessa região ocorreu por conta de um caso em Eldorado, então para prevenir, as equipes atuaram nas propriedades vizinhas num entorno de 12km, falando sobre a vacinação e sobre o controle dos morcegos em possíveis abrigos.
As equipes de Três Lagoas e Nova Andradina também realizaram ações nas cidades de Anaurilândia, Ivinhema, Batayporã, Angélica, Novo Horizonte e Jateí, por estarem próximas ao Rio Paraná e seus afluentes. Foram visitadas 120 propriedades rurais, 51 abrigos vistoriados e 103 morcegos capturados.
Foram realizadas palestras nas cidades de Rio Brilhante e Anastácio. Os moradores são orientados quanto aos riscos da doença e como prevenir, já que além de prejuízos na perda de animais, a raiva é um risco para a saúde humana, por não ter cura para essa doença. Moradores de regiões propícias para moradia de morcegos, como em morraria e margens de grandes rios, devem realizar vacinação preventiva contra raiva, além de notificar a Iagro em caso de possível abrigo de animais, para que haja um controle populacional.
Doença
A raiva é transmitida por um vírus mortal, tanto para o homem quanto para o animal, que morde, arranha ou lambe a pele ou mucosa e assim penetra no organismo. É considerada uma zoonose, doença que passa do animal para o homem e vice-versa.