No primeiro dia em que os idosos voltaram a ter acesso ao transporte público de forma gratuita, muitos não sabiam que o beneficio estava liberado e pagaram R$ 4,10 na passagem. A volta da gratuidade ocorreu ontem (5), mas com restrições de horário e cadastro para os que vão circular após as 21h.
A gratuidade estava bloqueada desde o dia 21 de março e segundo o Consórcio Guaicurus para que consiga atender os idosos que possuem o beneficio. Sobre a frota do transporte coletivo, o consórcio falou que vai analisar como será o movimento para ver se há necessidade de aumentar a frota. Mas, que carros extras ficarão de sobreaviso caso necessite.
Dona Fildema Maria, 76 anos, mora no distrito de Anhanduí. A aposentada não sabia da mudança e nem estava com o cartão para que não precisasse pagar o passe de volta para casa. “Chegando em casa já vou colocar o cartão na bolsa, porque amanhã tenho médico aqui em Campo Grande. Mas, ainda assim, a vinda para Capital eu vou ter que pagar por conta do horário que o ônibus sai de Anhanduí, 7h30”, assegurou.
O aposentado Cícero Martins, 64 anos, também não sabia que a gratuidade está liberada das 9h às 16h e das 19h às 0h, em dias de semana e em qualquer horário aos fins de semana e feriado. Ele estava indo visitar o filho e já havia comprado o passe de ônibus para ir e voltar. “Agora já sei e vou dar preferência em andar no horário que podemos usar o cartão de idoso. Até porque, já gastei muito com passe de ônibus enquanto o beneficio esteve suspenso”, ressaltou.
Já a aposentada Niva Pereira, 74 anos, sabia que o cartão já estaria funcionando. Segundo ela, ontem foi a primeira vez que ela saiu de casa desde que o beneficio foi bloqueado. “Eu estava com medo da doença, então falei que só iria sair de casa quando meu passe voltasse a funcionar porque seria mais seguro. Inclusive, o ônibus estava vazio, acho que até por isso que foi determinado esses horários para que pudéssemos utilizar o transporte público”, explicou.
Para os idosos que pretendem utilizar o cartão após as 21h, precisa ser feito um cadastro no Consórcio Guaicurus por meio do telefone 3316-6600. Os cartões de gratuidade dos estudantes também estão bloqueados e eles permanecem suspensos até que as aulas retornem. O decreto que autoriza o retorno da gratuidade dos idosos foi publicado no dia 2 de outubro no Diário Oficial de Campo Grande. Confira outras notícias.
(Texto: Rafaela Alves)