Plano de biossegurança está sendo elaborado
Depois dos parques esportivos, as praças de Campo Grande serão reabertas. Segundo a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) a previsão é que a abertura ocorra no começo de outubro. O plano de biossegurança está sendo elaborado. Em nota, a pasta municipal assegurou que “levará em consideração as características de cada praça para que haja uma total segurança para o público”.
Ao todo são 33 praças administradas pela Sectur, mas, em três delas, o acesso é controlado, pois têm grades: a praça Ary Coelho, praça Itanhangá e o Horto Florestal. No centro da Capital, a praça Ary Coelho é a principal e uma das mais movimentadas. Fechada desde o dia 20 de março, no começo da pandemia, a população ainda está dividida se o local deve ser reaberto.
A vendedora ambulante Clarice Freira, 53 anos, acredita que ainda não é hora. Segundo ela, o local é muito frequentado por idosos. “Eles são do grupo de risco, então não vejo necessidade que ela seja aberta ainda. Eu vendia salgado e café dentro da praça, mas aqui na calçada não tá fazendo diferença, tem dia que vendo muito mais do que quando ficava lá”, afirmou.
Já para o cadeirante Leondes Motta, 56 anos, já passou da hora de reabrir a praça. Segundo ele já liberaram tantas coisas. “Com certeza já deveria está aberta, até cinema já voltou. No meu caso que a locomoção já é mais difícil, tenho que dar uma volta maior para chegar do outro lado da praça”, assegurou.
Dona Helena Silva, 56 anos, trabalha de serviços gerais. Para ela a praça já está fazendo falta. “Eu andava por ela quase todos os dias. Faz tempo que a praça deveria estar aberta, já tem quase sete meses que está fechada e nesse tempo muitas coisas já foram liberadas. As pessoas mesmo já não estão mais ficando em casa como deveriam”, ressaltou.
Parque das Nações Indígenas
Administrado pelo governo do Estado, a previsão é que o parque das Nações Indígenas seja reaberto no feriado da criação do Estado de Mato Grosso do Sul, dia 11 de outubro. As medidas de biossegurança para a reabertura do local estão sendo elaboradas pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).
Praças Esportivas
As praças e parques esportivas administradas pela Prefeitura de Campo Grande foram reabertas no dia 14 de setembro. Dos dez, dois parques ainda não reabriram. O Guanandizão, porque está em reforma e o parque Ayrtonn Senna, devido ao funcionando do polo de atendimento para pacientes com sintomas da COVID-19.
Acesse o conteúdo completo e outras notícias na Edição Digital do jornal O Estado MS
(Texto: Rafaela Alves)