Inscrições terão início em 14 de setembro
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio (DAAD), divulgou edital para doutorado na Alemanha. São 45 vagas disponíveis em três modalidades: Doutorado Pleno; Doutorado Sanduíche; Doutorado Sanduíche com Cotutela.
A parceria visa formar docentes e pesquisadores de alto nível e contribuir para a mobilidade de doutorandos, professores e pesquisadores entre as universidades alemãs e as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
Os interessados têm entre 14 de setembro e às 17 horas de 16 de outubro para realizar a inscrição por meio de preenchimento de formulário on-line. As atividades estão previstas para iniciarem em setembro de 2021.
Os benefícios para os bolsistas incluem mensalidades, passagens ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, adicional de localidade (quando cabível) e auxílio-dependente e taxas acadêmicas e administrativas, para os de doutorado pleno. Para orientadores brasileiros e alemães, serão pagas diárias e passagens ou auxílio-deslocamento.
Requisitos
Interessados nas bolsas devem seguir as normas do DAAD, bem como o Regulamento Geral de Bolsas no Exterior da CAPES. Os pré-requisitos incluem:
- Ser cidadão brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no país;
- Ter confirmação formal de orientação científica na Alemanha;
- É vedada a inscrição de candidatos que já possuam título do mesmo nível (doutorado) da bolsa;
- É vedada a candidatura de indivíduos que já usufruíram de bolsa da mesma modalidade (doutorado no exterior, sanduíche ou pleno) concedida por agência de fomento brasileira, mesmo após o cumprimento do interstício exigido;
- É vedado o acúmulo de bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedidos por agência pública federal durante o período de vigência da eventual bolsa concedida pelo presente programa;
- Para se candidatar à modalidade Doutorado Sanduíche com Cotutela é necessário que no regulamento da pós-graduação, tanto da universidade brasileira quanto da alemã, esteja previsto essa possibilidade.
(Texto: Agência Educa Mais Brasil)