Profissionais da saúde e da segurança pública serão priorizados
Mato Grosso do Sul vai vacinar três mil profissionais de saúde e da segurança pública contra a COVID-19 a partir de outubro. A informação é do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.
Serão aplicadas duas vacinas diferentes. A primeira será a desenvolvida pelo laboratório Janssen-Cilag, que teve a liberação de testes no Brasil autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em agosto. A segunda é a chinesa Coronavac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo.
De acordo com Resende, serão selecionados profissionais de diversas regiões do Estado para participar da testagem. Um dos requisitos é não ter sido contaminado anteriormente pelo novo coronavírus. “Serão dois grupos que passarão pela testagem, o primeiro de um mil e o segundo com dois mil. Nós já estamos fazendo essa seleção, entre as equipes, para começar a distribuição em outubro”, ressaltou.
A escolha dos profissionais, explicou o secretário, ocorre de forma planejada. “Nós estamos dando prioridade para esses profissionais, que têm atuado na linha de frente, e estão há meses realizando um trabalho árduo na saúde e na segurança”, destacou.
O secretário aponta, ainda, que vacinas produzidas em outros países, como a desenvolvida na Universidade de Oxford, na Inglaterra, estão sendo analisadas para serem testadas no Estado.
(Confira a matéria completa na pág. A6)
Veja também: Cidades turísticas cheias vão demorar para ter queda de casos