A diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, disse que os jovens estão aumentando os casos do novo coronavírus nas Américas, tendo visto que os números estão dobrando na região nas últimas seis semanas.
Etienne afirmou que nas Américas a grande maioria dos casos notificados está na faixa etária de 19 a 59 anos. As mortes, 70% foram entre pessoas com 60 anos ou mais. “Isso indica que os jovens estão, principalmente, impulsionando a propagação da doença em nossa região”, acrescentou.
A diretora criticou os governos que mesmo com esses números elevados, tem começado as reaberturas econômicas. “Isso não é um bom sinal. Desejar que o vírus desapareça não funcionará”, disse ela, detalhando o que descreveu como “desconexão real” entre a flexibilização das medidas de contenção e a disseminação contínua do vírus.
Nas Américas, os casos da doença tem mais que dobrado desde julho, são cerca de 12 milhões de infecções confirmadas, as mortes estão com a mesma taxa, tendo 450 mil vitimas só na região.
Veja também: Covid-19: Brasil registra mais 1,2 mil mortes em 24h