O atleta Guilherme de Oliveira Luz Sperandio foi convocado para período de treinamento de campo junto à seleção brasileira de base de maratonas aquáticas. O sul-mato-grossense, de 16 anos, é contemplado pelo programa Bolsa Atleta e é aluno do Colégio Elite Mace e atualmente representa a Associação Atlética Banco do Brasil/ Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (AABB/Uniderp), de Campo Grande.
O nadador será o único representante do Estado no treinamento presencial das categorias de base da CBDA, que ainda não tem data e local previstos para ocorrer devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O sul-mato-grossense soma 22 participações em torneios nacionais, tendo conquistado três medalhas de prata e três de bronze.
Em dezembro do ano passado, no Troféu Carlos Campos Sobrinho, o Campeonato Brasileiro Interclubes Juvenil de Natação de Verão, em Vitória-ES, Sperandio faturou o bronze nos 1.500 metros, além da prata nos 400 e 800 metros, no estilo livre. Em eventos a nível estadual, são 147 medalhas ao todo: 90 douradas, 33 prateadas e 24 bronzeadas.
A primeira competição do jovem nadador na maratona aquática foi a sexta edição do Eco Pantanal Extremo – Jogos de Aventura, realizada em Corumbá, de 15 a 17 de novembro de 2019. Logo na estreia, nas águas quentes e escuras do Rio Paraguai, Sperandio voltou com a prata na prova de cinco quilômetros, após ficar apenas um segundo atrás do primeiro colocado.
Entre os dias 15 e 20 de abril deste ano, Sperandio participou da Seletiva Olímpica de Natação – Campeonato Brasileiro Absoluto, também conhecido como Troféu Brasil/Maria Lenk, no Rio de Janeiro-RJ. Na Capital fluminense, esteve ao lado de grandes nomes da natação verde e amarela, como Bruno Fratus, Leonardo de Deus, Guilherme Costa, Ana Marcela Cunha e Etienne Medeiros. A competição foi seletiva para definir os representantes da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Verão 2021, em Tóquio, no Japão.
A lista de convocados pela entidade nacional é composta por mais de 40 atletas nascidos entre 2001 e 2007, que se dedicam tanto à maratona aquática, quanto à natação, além de nove técnicos. Os convocados também poderão participar de ações desenvolvidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).