No começo da segunda semana de agosto, a equipe do Jornal O Estado MS recebeu vídeos de pessoas que registraram e compartilharam picos de incêndios degradantes ao meio ambiente na Capital. Na manhã desta terça-feira (11), uma vegetação sendo queimada foi denunciada próxima à rua Plutão, na Vila Planalto – região sul de Campo Grande.
No dia anterior, na segunda-feira (10), outra queimada de folhas secas foi flagrada por um jovem no Parque das Nações Indígenas. Desta vez, a situação foi filmada próxima a um posto do Corpo de Bombeiros da região, que não apresentou nenhuma ação de combate durante as filmagens.
Clima Seco
Na natureza, a condição de pouca umidade do ar facilita os incêndios florestais que devastam ecossistemas inteiros. No Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por exemplo, o fogo já consumiu só neste ano mais de 1,2 milhão de hectares do bioma, o equivalente a oito vezes a cidade de São Paulo. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).
(Texto: João Fernandes)