Unidade vai passar a testar 550 pessoas por noite; local já diagnosticou mais casos que o drive-thru
Com a maior taxa de positividade dos casos de coronavírus do Estado, o ponto de atendimento para testagem rápida na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, em Campo Grande, ampliou ontem (10) o número de testes com mais 150 exames diários. Segundo o titular da SES (Secretaria do Estado de Saúde), Geraldo Resende, a ampliação vem para evitar filas de espera e o acúmulo de agendamento.
“Nós havíamos adotado a estratégia ampliando o atendimento noturno, e como a procura continua grande em Campo Grande, estamos passando de 400 testes diários no período noturno para 550 testes”, comentou. “Aumentamos o número de testagem para evitar filas e acúmulos de pessoas que aguardam muitos dias”, acrescentou. Outra novidade anunciada é o número criado pela secretaria para agendamento dos testes.
Geraldo ainda lembrou que está não é a primeira ampliação de testes em Campo Grande. “Nós também ampliamos, na sexta-feira passada, no drive-thru do Corpo de Bombeiros, passando de 108 para 258 por dia”, destacou. “Daqui para a frente, nós queremos que todos que precisam fazer o teste sejam atendidos com mais rapidez. Isso ajuda muito o município na questão de ter resultados com mais rapidez para poder fazer o planejamento de suas ações aqui na Capital”, pontuou o secretário.
Mesmo antes da ampliação de testes, o ponto de testagem da Escola Lúcia Martins Coelho é o que mais realiza testes em todo o Estado e, por sua vez, entre os dois pontos de testagem de Campo Grande, é o que tem a maior taxa de positividade. Na escola, segundo o boletim epidemiológico da SES, já foram realizados 8.946 testes rápidos. Desses, 1.267 são positivos e 7.679 negativos.
Com isso a taxa de positividade é de 14,2% dos testados. No drive-thru do Corpo de Bombeiros na Capital, foram 5.971 testes realizados sendo apenas 271 positivos, tendo 4,5% de taxa de positividade. Atualmente em todo o Estado, o drive-thru de Corumbá é o que registra maior taxa de positividade. Dos 1.290 testes realizados, 208 são positivos, deixando a taxa em 16,1% de positividade aos casos registrados.
Em razão da grande procura pelos testes em todos os drives e pontos de testagem, a SES disponibilizou ontem um 0800 para agendamentos. “Pelo acúmulo de ligações no telefone 3311-6262 da Capital e nos demais telefones de agendamento de testagem do Estado, nós vamos disponibilizar o 0800 647 0911, à disposição da população para as pessoas agendarem seus testes, não só em Campo Grande, mas em Dourados, Três Lagoas e Corumbá, permanecendo com os números que já funcionam há muito tempo, do Disk-Covid”, estabeleceu Resende.
Acesse a reportagem completa na Edição Digital do Jornal O Estado MS
(Texto: Dayane Medina/Publicado por João Fernandes)