O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) libertou 248 pássaros apreendidos com traficantes de animais. A soltura ocorreu nesta quinta-feira (06) na reserva natural de cerrado localizada no Distrito Federal.
Conforme informações do Ibama, a maior parte dos passarinhos, ao todo 218, era composta por canários-da-terra. Apesar disso, foram libertas outras aves como pintassilgo, papa-capim, sabiá-laranjeira, trinca-ferro e pássaro-preto.
Os canários-da-terra haviam sido resgatados na semana passada durante operação do Batalhão de Policiamento com Cães da Polícia Militar, na Rodoviária Interestadual de Brasília. As aves estavam escondidas em malas e seriam transportadas de ônibus até São Paulo para comercialização. Na ação, o infrator foi autuado por crime ambiental.
“Como os pássaros tinham sido recém-capturados, não precisaram passar por período de adaptação”, explica Rodrigo Dutra, coordenador-geral de Gestão da Biodiversidade, Florestas e Recuperação Ambiental do Ibama. “Fizemos a soltura em uma reserva de cerrado, que é exatamente o habitat dessas aves”, completa.
Conforme o coordenador, são direcionados aos centros do Ibama animais apreendidos em flagrante, como os pássaros soltos nesta quinta-feira, aqueles devolvidos voluntariamente por pessoas que os criavam de forma ilegal e também os resgatados em áreas urbanas pelo Corpo de Bombeiros ou outros órgãos.
Confira o vídeo:
(Texto: Jéssica Vitória com informações do Ibama)